Amadeo convida Matheu para voltar a trabalhar com ele. Juliana comemora com o marido e conta que está esperando um filho dele. Rafael, o padeiro, paquera Matilde, que se empolga ao saber que ele é filho do dono. Maria do Socorro está decidida a acabar de criar José Alceu. Paola está grávida de novo. Naná e Maria do Socorro têm uma conversa cara a cara e acabam se entendendo. Rosana e Angélica ficam felizes com a decisão da mãe. Os pais se opõem ao namoro, Bruno propõe que Florinda fuja com ele e ela aceita. Gumercindo se chateia quando Francesco avisa que vai deserdar Marco porque ele se casou com Rosana.
Bruno e Florinda viajam para a fazenda. Rosana comemora: está esperando um filho de Marco Antonio. Hortência e Amadeo se mudam da pensão; Dolores chora na partida. Naná reage ao saber que Gumercindo quer colocar José Alceu em um colégio interno. O menino adora a idéia e se abraça com o pai, que afirma querer um filho doutor. Tiziu espera que Gumercindo cuide dele. Marco vibra ao saber que vai ser pai de novo. Gumercindo pede que Maria do Socorro convença Rosana e Marco a virem conversar com ele. Mariana visita Francesquinho e o outro menino, que levou para o orfanato ardendo em febre um dia, e, segundo conta para a madre, encontrou na rua. É convidada para trabalhar no orfanato e pede as suas contas. Padre Olavo veste a batina de novo e casa Florinda e Bruno. Gumercindo recebe Rosana, Marco e Francesco em sua casa e planeja sacramentar a união dos dois.
Anacleto e Inês resolvem não mais brigar e ficar no Brasil. Antes de partir para sua vida escolar, José Alceu pede benção à Maria do Socorro, que admira o respeito do rapazinho. Augusto causa o maior alvoroço na Câmara dos Deputados ao levar Angélica para ser um dos palestrantes. Bartolo avisa Leonora que logo eles partirão rumo ao sul do país. Tempos depois, os dois fazem seu vinho com muita alegria. Amadeo e Hortência despedem-se da pensão de D. Dolores para ir morar no sobradinho. Matteo recebe de Francesco a incumbência de preparar um pedaço de terra para transformá-la em uma fazenda produtiva.
Juliana e Matteo ficam felizes porque agora terão um lugar para morar. Gumercindo, Damião, Naná e Francesco visitam seus filhos no internato. Matilde e Juliana visitam Mariana e Francesquinho no convento. Ao ir embora, Juliana passa por um dos cômodos do convento e ouve um grito: mãe! É seu filho! Ele está vivo! O reencontro é emocionante. Mariana também se emociona. Ela explica que tirou o menino daquele hospital antes que ele sucumbisse. Gumercindo experimenta o tão sonhado vinho de Bartolo e o acha excelente. Os italianos comemoram! Todos resolvem tirar uma fotografia para a posteridade. Inclusive a família de Francesco. E Matteo e Juliana vivem felizes para sempre!