Félix acorda Adma que finge estar domindo. Então, ela nega que Eriberto tenha estado lá. Pitágoras não cancela o contrato se Oswaldo realmente conseguir o empréstimo com o aval de Alex. Lívia, para não dever favor a Alex, exige que a casa seja dada em garantia. Augusta pede dinheiro para Pitágoras para pagar o jantar, já que Amapola ameaça-a com a nota promissória. Rodrigo sai da cadeia ovacionado pela multidão. Adma finge não estar sabendo de Ondina. Rosa fala para Victório que já fez tudo como mandou o desembargador. Alexandre comunica aos pais que terminou o noivado. Adma se desespera porque Eriberto não achou o corpo de Ondina. Ela manda que ele cumpra a sua outra ordem: matar Guma. Alexandre fica sem reação quando Esmeralda sugere que ele a engravide para que ela possa seguir adiante com o plano. Guma fala para Lívia que Esmeralda está grávida. Então, ameaça sumir com o filho se ele não se casar com ela.
Guma garante que ficará com Lívia, mas fala a respeito da lei do cais que um homem não pode engravidar sem casar com uma mulher. Lívia se revolta com o mundo dos pescadores. Alex promete pensar na proposta de Esmeralda. Pitágoras está fascinado por Augusta. Rodrigo e Dulce vivem, enfim, a lua de mel. Babau fica sem reação quando Esmeralda fala que está esperando um bebê quer conversar com Guma. Augusta acha que Lívia vai se arrepender a vida inteira por não ter se casado com Alex. Babau fala para Guma que não quer perder a filha. Quirina aconselha Lívia que ela converse com Rita sobre a lei do cais. Fred quer levar Luiza ao médico, mas ela mente que comeu algo vencido. Rosa manda recado para Otacílio, que promete estar no Centro na hora certa. Adma reafirma: se Eriberto matar Guma, ela será dele. Alexandre se empenha para achar Ondina.
Alexandre pede que o pai mobilize todos para encontrar Ondina. Epifânia tem certeza que Adma fez algo para ela. Ezequiel suspira muito apaixonado por Genésia. Esmeralda reafirma sua intenção de ir embora para longe, caso Guma não case com ela. Rita explica a lei de costumes que vigora nas ruas de baixo e Lívia fica muito mobilizada. Rosa leva sanduíches para os policiais e dá de cara com Félix. O prefeito dá um tapa na bandeja derrubando tudo ao chão. Os dois se enfrentam. Rosa promete para as meninas que vai defender o Centro, nem que seja à bala. Rufino aconselha Guma a esquecer a lei do cais, dar amor ao filho e se casar com Lívia. Os pescadores combinam ajudar Rosa. Rita tem certeza que a filha está grávida. As lâmpadas da casa de Adma começam a queimar, assustando-a. Epifânia materializa-se acusando-a de assassina. Amapola entra e vê Adma histérica falando sozinha.
Epifânia fala que Adma jamais terá sossego. Ela tenta ficar mais calma, enquanto Amapola faz um chá. Lívia fala que entendeu a lei do cais e que Guma está livre para tomar a decisão que quiser. Ele pede que ela fique, mesmo que seja como amigos. Rita exige que Luíza conte para Fred sobre sua gravidez. Amapola insiste em ficar sabendo. Adma garante que jamais faria algo de mal para Epifânia. Rosa mostra para Babau uma entrada pelos fundos. Otacílio fica grilado quando Rosa pede que ele pegue no cofre da fábrica a fita de vídeo. Para conseguir entregar uma grande encomenda dos orientais, Félix manda poluir mais uma vez o riacho. Guma dorme na sala, mas morre de desejo de estar com Lívia. Alexandre arma para Esmeralda transar com o marinheiro do barco dele, em Salvador. Ferrabrás junta seus capangas, que aguardam escondidos perto do Centro. Félix pega uma Bíblia e avisa que citará o Senhor ao colocar Rosa para fora da cidade.
Guma e os pescadores entram no Centro. Rosa e Otacílio enfrentam o prefeito e avisam que têm um habeas corpus preventivo. O prefeito manda o delegado de polícia recolher os seus homens e é aclamado pelo povo com gritos de “aleluia”. Rosa abre um champanhe com os pescadores. Amapola e Venâncio organizam a garage sale. Dulce vai para o Rio de Janeiro para tentar juntar provas da inocência do marido. Esmeralda avisa ao pai que vai a Salvador fazer exames. Na rua, Esmeralda discute com Lívia. Alexandre fala para o pai que já começou o processo poluidor e somente o responsável sabe. Otacílio escuta Ferrabrás dando ordens para os seus homens. Rodolfo aborda Genésia na igreja, que marca um encontro em casa. Deodato, Judite e Paçoca estão de volta e ficam preocupados ao saber do desaparecimento de Ondina. Genésia convida Ezequiel para ir à sua casa também. Amapola fica apavorada quando Rita fala da gravidez. Otacílio comunica Rosa da invasão.
Félix garante à Adma que ela é a mulher da vida dele. Oswaldo e Augusta batem boca por causa de Leontina. Ele comete um ato falho e a esposa começa a suspeitar que ele ama sua irmã. Babau se preocupa quando Guma avisa que não sabe se vai casar-se com Esmeralda. Alexandre fala para o pai que a encomenda dos japoneses será entregue a tempo e que ninguém vai perceber o aumento dos dejetos no rio. Lívia dá força a Guma para que ele tome a decisão certa. Uma socialite contrata o serviço de bufê de Amapola. Genésia anuncia para a família e para os pretendentes que vai virar freira. Ezequiel avisa que não vai se conformar. Judite entra no quarto de Deodato ao ouvir os seus gritos desesperados, e encontra-o muito triste. Os dois se abraçam e se beijam. Epifânia sorri e vai embora.