Miriã disfarça e pergunta por que Moisés está sozinho na vila dos hebreus. Henutmire percebe o sumiço do filho e entra em desespero. Ramsés suborna os oficiais e consegue sair do palácio para procurar Moisés. Henutmire pede a Seti que mande os oficiais atrás de Moisés. Seti diz que Moisés foi um erro e que sua vontade é que ele continue desaparecido, deixando-a revoltada.
Miriã se oferece para levar Moisés até Arão, mas Ramsés o encontra e diz que ele deve voltar para o palácio. Moisés diz querer saber por que sua mãe o abandonou e Miriã mantém o segredo sobre o que sabe. Joquebede vê Moisés indo embora com Ramsés e fica emocionada.
Seti se irrita com as provocações de Henutmire e diz que irá se livrar de Moisés assim que ele vacilar. Henutmire vê Moisés retornar ao palácio e o abraça muito emocionada. Ela conta que ele é uma dádiva que lhe foi trazida pelo Nilo e Moisés pede à mãe que não minta mais para ele.
Os anos passam e Moisés se torna um homem de 30 anos, bonito e bastante corajoso. Moisés e Ramsés saem vitoriosos durante uma guerra contra os soldados Hititas e comemoram. Ramsés flerta com Nefertari, que fica sem jeito. Henutmire, Tuya e Nefertari saudam os dois pela vitória em um banquete. Joquebede dá de comer aos netos Nadabe, Abiú e Eleazar, filhos de Arão e Eliseba.
Num se enche de felicidade ao ouvir de Amália que ela está grávida. Karoma, serva de Nefertari, se derrete ao falar do oficial Ikeni. Moisés ensaia uma declaração de amor à Nefertari. Ramsés o interrompe e diz que está apaixonado por Nefertari, deixando Moisés em um impasse. Yunet flagra Disebek aos beijos com uma dançarina. Ela fica furiosa e decide vingar-se, revelando a Henutmire a traição do marido. Moisés diz a Ramsés que ama Nefertari e que deseja ficar com ela. Ramsés cede e diz a Moisés que ele deve se declarar. Nefertari procura Moisés e diz que sempre o amou.
Nefertari diz a Moisés que sempre o amou. Moisés não admite que também a ama e diz que prefere que eles sejam amigos, decepcionando-a. Yunet leva Henutmire até o jardim em que Disebek está com dançarina. Henutmire não o flagra com a moça, mas fica desconfiada ao encontrá-lo sozinho.
Ramsés ordena que Uri faça uma joia para presentear Nefertari. Disebek fica furioso com o plano de vingança de Yunet e ameaça expulsá-la do palácio. Joquebede cobra que Miriã arrume um pretendente e ela se irrita, dizendo que não quer conhecer ninguém. Disebek jura a Henutmire que não estava com outra mulher e ela aceita o pedido de perdão.
Abigail perde o sobrinho Bezalel de vista e Joquebede a ajuda a procurá-lo. Uri encontra o filho Bezalel vagando sozinho pela vila dos hebreus. Abigail fica aliviada ao ver que o sobrinho estava com Uri. Uri encontra Leila e diz que eles precisam conversar.
Nefertari se abre para Paser e diz que está triste por ter sido rejeitada por Moisés. Paser consola a filha e a alerta, dizendo que Moisés pode estar se sacrificando para que Ramsés fique com ela. Ramsés presenteia Nefertari e diz que a ama, deixando-a impactada com a revelação. Uri insiste que Leila more com ele e Bezalel no palácio. Leila diz ao marido que não irá se corromper e que o lugar dela é na vila dos hebreus junto de seu povo. Uri se irrita e pede o divórcio, ameaçando levar Bezalel para o palácio.
Nefertari diz a Ramsés que precisa de um tempo para pensar sobre o que ele disse, deixando-o ansioso. Hur admira apaixonadamente a princesa Henutmire. Nefertari não esconde sua frustração e parte para cima de Moisés, batendo nele. Eles não conseguem frear o desejo que sentem um pelo outro e se beijam ardorosamente.
Moisés afasta Nefertari e diz que eles não deveriam ter se beijado. Ela se revolta e pergunta se ele está fazendo isso por conta de Ramsés. Moisés nega tudo e a deixa furiosa, sabendo que ele está mentindo.
Zelofeade confessa a Arão que está apaixonado por Miriã. Miriã afronta Apuki e diz que ele não irá chicotear o velhinho que trabalha na construção do túmulo. Apuki xinga Miriã e ameaça lhe dar uma chicotada, mas Arão se coloca entre os dois. Apuki desfere chicotadas em Miriã enquanto outros guardas seguram Arão. Num intervém e diz a Apuki que Moisés não irá gostar de ver confusão durante as obras, fazendo-o parar.
Seti diz a Ramsés que um casamento com Nefertari não será vantajoso e diz que já tem uma pretendente para ele. Ramsés se revolta e enfrenta o pai, dizendo que ama Nefertari e que ela será sua rainha. Paser mente para Henutmire e confirma a história de que Disebek é sonâmbulo.
Arão pede por melhorias nas condições de trabalho e Moisés consente. Nefertari diz a Ramsés que aceita ser sua rainha e o beija, mas sem paixão. Ramsés conta a Moisés que Nefertari aceitou seu pedido de casamento, deixando-o arrasado. Henutmire diz a Moisés que ele deve lutar por Nefertari, mas ele diz que não quer trair Ramsés. Yunet comemora e diz a Paser que Nefertari será a futura rainha do Egito. Paser a enfrenta e diz que Nefertari deve casar-se com quem ama, deixando-a furiosa.
Zelofeade faz uma visita a Miriã e se ilumina ao vê-la. Ela age propositalmente com maus modos e espanta o rapaz, deixando Joquebede furiosa. Durante o treinamento, Moisés confessa a Ramsés que beijou Nefertari. Ele pede perdão, mas Ramsés o ataca com a espada, iniciando um duelo de morte. Moisés fere gravemente a perna de Ramsés e ele cai, deixando Moisés em profundo desespero.
Moisés fica completamente desesperado ao ver Ramsés ferido e implora a Paser que salve a vida de seu irmão. Ramsés chama Moisés de traidor e Disebek estranha a acusação. Eliseba sente uma pontada na barriga e deixa Eldade e Arão preocupados. Ele diz que ela deveria parar de trabalhar, mas ela insiste estar bem.
Karoma avisa a Nefertari que Ramsés se feriu gravemente durante uma briga com Moisés e ela se desespera. Yunet diz a Nefertari que Moisés é um hebreu maldito e torce para que ele seja punido. Seti não esconde sua ira e diz a Henutmire que Moisés pagará caro se Ramsés morrer.
Uri diz a Hur que o Deus dos hebreus não faz nada por eles e que prefere cultuar os deuses egípcios. Hur diz que talvez Leila esteja certa em persistir em sua fé e diz que irá visitá-la. Seti ordena que Moisés seja preso e julgado por atentar contra a vida do futuro rei do Egito. Ele diz a Ramsés que terá prazer em ver Moisés ser executado. Nefertari se culpa e diz a Karoma que ela é a responsável por essa tragédia.
Disebek conta a Henutmire que Moisés irá a julgamento e a deixa desesperada. Tuya escorraça Nefertari dos aposentos de Ramsés e diz que ela não deveria ter brincado com o coração dele. Leila diz a Hur que não abandonará seu Deus para viver uma vida pagã com Uri. Apuki ameaça Arão e diz que ele e Miriã irão pagar por tê-lo afrontado na frente de Moisés. Henutmire implora ao pai que poupe a vida de Moisés. Seti diz que esperou anos para se livrar de Moisés e que essa é a sua chance, deixando Henutmire inconformada.
Hur conta para Miriã e Joquebede que Moisés pode ser condenado à morte. Joquebede não suporta a ideia de que seu filho seja morto e desmaia. Joquebede pede a Hur que a leve até Moisés, mas Miriã diz que é loucura. Hur diz que se a pegarem poderão matá-la, deixando-a inconsolável. Judite pede perdão a Miriã pelo que seu marido Apuki lhe fez. Joquebede vê os trajes egípcios de Judite e os pede emprestado, se disfarçando de serva. Hur fica temeroso, mas Joquebede segue confiante até o local em que Moisés está confinado. Apuki encontra roupas hebreias com Judite e a deixa desesperada, sem saber o que dizer. Joquebede é reconhecida por Henutmire ao se aproximar de Moisés no confinamento.
Henutmire fica tensa com a presença de Joquebede e sussurra ordenando que ela deixe o palácio e que não procure mais por Moisés. Joquebede acata a ordem e diz que se sente feliz ao ver que Moisés foi criado com amor, deixando Henutmire sensibilizada. Hur não esconde sua aflição e confessa a Uri que ajudou Joquebede a entrar no palácio. Uri diz ao pai que o que ele fez foi uma loucura e que ele pode se prejudicar se for descoberto.
Apuki questiona Judite sobre as roupas hebreias. Ela acaba dizendo que emprestou suas roupas a Joquebede, deixando-o desconfiado. Ele ridiculariza Judite e a chama de hebreia imunda, ameaçando chicoteá-la. Paser diz a Tuya e Seti que as feridas de Ramsés estão piorando, deixando-os inconsoláveis. Miriã e Arão ficam aliviados ao reencontrar Joquebede. Ela diz que Moisés corre risco de vida e que eles devem orar por ele.
Yunet impede Nefertari de visitar Moisés e a culpa pela tragédia que aconteceu a Ramsés. Nefertari diz que ela nunca amou ninguém e Yunet lhe dá um tapa. Disebek descobre que Joquebede esteve no palácio e diz a Henutmire que irá encontrar o traidor que a ajudou. Disebek e Moisés se abraçam emocionados e ele diz que fez o que pode para impedir o julgamento.
Arão se revolta pelos soldados egípcios terem obrigado seus filhos a trabalharem na plantação. Eliseba sente a revolta do marido e diz que ficará de olho neles e que os protegerá. Yunet se desculpa por ter agredido Nefertari e diz que está pensando em um futuro melhor para ela. Eliseba sente uma pontada na barriga e percebe que está sangrando, sendo acudida pelos outros trabalhadores.
Nefertari visita Ramsés, que finge estar desacordado. Ela diz que Moisés se negou a ficar com ela para honrar a amizade que ele tem por Ramsés e que ele está prestes a ser decapitado. Eldade diz a Arão que Eliseba está prestes a ter o bebê e que ela não está bem. Apuki barra o caminho de Arão e tenta impedi-lo de socorrer Eliseba. Seti inicia o julgamento de Moisés e o acusa de atentar contra a vida de Moisés. Ramsés surpreende a todos e interrompe o julgamento, amparado por Paser e Simut. Ele pede ao pai que não profira a sentença de Moisés antes de ouvir o que ele tem a dizer.