Jesus senta na posição central da mesa e diz que desejou muito comer com os apóstolos antes de partir. Jesus lava os pés dos apóstolos. Todos comem o pão, enquanto Jesus ergue a taça de vinho. Judas sempre sem graça. Jesus, entristecido, diz que será traído por um deles, aquele a quem ele der um bocado molhado. Ele entrega a Judas.
Satanás surge ao lado de Judas Iscariotes. Judas levanta assustado e sai com a bolsa. Jesus pede para que os apóstolos amem uns aos outros. Livona leva comida para Dimas e Gestas na prisão. Ela conta para Dimas que Adela morreu protegendo Gestas, assassinada por Caifás. Dimas e Barrabás ficam chocados. Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim.
Jesus fala aos apóstolos. Antipas pede para Temina não o deixar só. Pilatos beija Cláudia. Helena diz que quer ser uma seguidora do Messias. Dimas, Gestas e Barrabás não têm o sono tranquilo durante a noite. Judas anda pela rua atormentado, sombrio, segurando sua sacola. Caifás bebe com os seus. Jesus diz que tempos difíceis estão por vir.
Jesus ora no Monte das Oliveiras. Judas segue perturbado. Jesus diz a Pedro que ele o negará. Jesus vai orar e chama Pedro, João e Tiago Maior com ele. Judas trai Jesus e entrega o pardeiro dele a Caifás. Jesus cai de joelhos em profunda tristeza. Judas dá um beijo em Jesus e o entrega para os guardas do templo.
Tadeu, Zelote, Mateus, André, Natanael, Tiago Menor, Filipe e Tomé fogem. Jesus é levado amarrado por guardas do templo. Jonathan cospe em Jesus. Eleazar dá uma rasteira em Jesus. Maria fica sabendo que Jesus foi preso e o vê de de longe amarrado e machucado. Caifás, já reunido com o conselho, bate em Jesus. Satanás aparece.
Madalena pede a ajuda de Cláudia para não matarem Jesus. Pedro nega Jesus. Jesus é levado ao pátio da fortaleza para que o governador execute a sentença. Judas se arrepende de ter traído Jesus. Jesus é levado até Pilatos, que pede para o levarem até Antipas. O filho de Herodes pede que devolvam Jesus a Pilatos. O governador romano manda chamar Barrabás e pede que o povo escolha entre libertar Jesus ou Barrabás. O povo decide libertar Barrabás.