Fausto desabafa com Alex e confessa que está com medo de que Joana não queira mais falar com ele. Nabuco, Candelária e Jasmin especulam sobre a reação de Joana e o futuro de Fausto. Joana abre o coração para Fausto, que decide deixar a Malhação para que a vida da irmã volte ao normal. Joana revela que sente muita falta do pai e abraça Fausto. Os dois choram abraçados e se reconhecem como irmãos.
Úrsula é grosseira e dá bronca em Bróduei. Mariana sai em defesa do amigo e discute com a professora. Úrsula procura Gaúcho e exige providências contra Bróduei e Mariana. Candelária tira satisfações com Úrsula e as duas discutem. As meninas falam mal de Úrsula no banheiro e ela escuta. Mariana fica chateada quando Romão não dá importância ao aniversário de namoro. Úrsula discute com Laura e chama a moça de gorda. Depois, encontra um rato dentro do seu armário.
Romão conta para Dado que não quer se casar com Mariana. Úrsula procura Joana e culpa Candelária pela pegadinha com o rato. Lula conta para Romão como é a sua vida de casado. Úrsula recebe uma carta anônima e é ameaçada com um recado escrito no espelho do banheiro. Mariana dá uma aliança de presente para Romão. Dóris decide contratar um detetive particular. Falcão e Luana chegam à Malhação para investigar as ameaças a Úrsula. Mocotó descobre que a detetive é cega.
Gaúcho pressiona Úrsula a ir embora ou a contar a verdade para Joana sobre seu passado. Joana conhece os detetives Falcão e Luana. Fausto mostra o bilhete anônimo para os detetives. Úrsula invade a sala e pede a Joana para desistir das investigações. Mariana mostra a aliança para as meninas e diz que Romão quer se casar logo.
Luana desconfia de Úrsula e acredita que a moça esteja escondendo algo. Úrsula recebe uma nova ameaça. Fabinho fotografa os detetives. Luana percebe que alguém está fotografando a movimentação dos detetives. Pam repara na aliança de Romão e afirma que Mariana vai engravidar rapidinho. Mariana vê Romão sem aliança e ele diz que não quer se casar. Mariana tem uma crise de ciúmes quando o namorado diz que já se imaginou com outras meninas, inclusive com Pam.
Falcão pressiona Úrsula a falar sobre seus desafetos na academia e a apontar quem poderia estar fazendo essas ameaças. Mariana ataca Pam no vestiário. Luana se aproxima de Dado, que faz um comentário capacitista sobre a detetive. Cris conta para Pam que Romão está gostando dela. Dado aconselha Romão a conversar com Mariana. Úrsula sofre um atentado na sauna e acaba com o rosto pichado. Luana encontra o colar do suspeito.
Mariana flagra Pam beijando Romão, fica furiosa e joga a aliança em cima do lutador. Joana acredita que Úrsula nunca mais voltará para a Malhação. Falcão e Luana armam um plano para pegar o suspeito. Fabinho escuta a conversa dos detetives e faz anotações. Luana e Falcão descobrem que Fabinho está espionando os dois.
Dado repreende Pam, que procura Mariana. Fabinho revela aos amigos a investigação paralela que está fazendo sobre o caso de Úrsula. Romão diz aos detetives e a Fabinho que Úrsula merecia levar uns sopapos, e que ela merece passar por tudo o que está passando. Luana garante a Falcão que Romão não é o culpado. Ângela conta para Fabinho que Úrsula já havia sido ameaçada antes. Fabinho pede segredo a Ângela.
Dado elogia Luana, mas diz que ela não combina com a profissão que escolheu. Luana se aproxima de Dado. Falcão interroga Gaúcho e diz a Luana que ele é seu principal suspeito. Luana reconhece em Gaúcho o mesmo cheiro que sentiu na sauna durante o atentado contra Úrsula. Luana interroga Juliana, que conta que Úrsula exigiu a demissão de Gaúcho. Joana dispensa os detetives, mas eles avisam que estão muito perto de encontrar o psicopata. Juliana conta sobre seu depoimento, e Gaúcho decide procurar Úrsula.
Luana fica irritada por ter sido dispensada, mas Falcão insiste para que os dois continuem colocando o plano em prática. Romão pede perdão a Mariana, devolve a aliança e pede para reatar o noivado, mas diz que não pretende se casar tão cedo. O psicopata ameaça Luana e exige sua medalha de volta. Os dois entram em luta corporal e o homem rouba a bolsa da detetive. Dóris insiste para que os detetives sejam demitidos.
Fabinho revela que está na cola do psicopata e propõe sociedade aos detetives. O garoto revela que tem uma boa pista sobre o psicopata e convence Luana. As meninas comentam sobre a possível volta de Úrsula à academia. Romão conta para Pam sobre o fracasso do casamento de seus pais. Candelária encontra a bolsa de Luana no lixo. Dado insiste com Romão que casar é uma boa opção.
O suspeito cerca Luana no corredor da academia. Dado encontra Luana nervosa no corredor e promete protegê-la. Luana garante que sabe se cuidar e agradece o cuidado do professor. Fabinho faz cartões para oferecer seus serviços como detetive particular. Luana e Dado se aproximam ainda mais. Mariana conta para Romão que está grávida.
Romão fica desesperado com a notícia da gravidez de Mariana e volta atrás em relação ao pedido de casamento. Gaúcho conta para Falcão que ele e Úrsula são da mesma cidade e que já teve problemas com ela no passado. Joana ameaça demitir Gaúcho caso ele não coopere com as investigações. Pressionado, Gaúcho revela que Úrsula deu um golpe em um homem muito rico da cidade natal dos dois e que foi escorraçada depois que o homem morreu. Gaúcho revela o nome do homem para Falcão.
Jasmin fala para Dado que um de seus alunos está se machucando com frequência e tem usado muitos emplastos de cânfora. Luana fica intrigada com os comentários de Jasmin e decide investigar o aluno. Fabinho consegue uma fotografia do homem em que Úrsula deu o golpe, e Falcão desconfia do menino que aparece com ele no retrato.
Jasmin aconselha Mariana sobre a gravidez. Luana fica irritada quando Falcão tenta impedi-la de armar uma cilada para o garoto por ela ser cega. Todos dão suas opiniões sobre gravidez. Joana avisa aos alunos que a professora Úrsula está de volta à academia. O garoto cai na armadilha e é pego por Luana, Falcão e Dado. Romão pede Mariana em casamento. Falcão e Luana decidem não denunciar o garoto.