Olívia entra na jogatina para tentar recuperar todo o dinheiro que perdera, mas acaba tendo que pedir dinheiro emprestado ao Comendador Queiroz. Ela tem sorte, ganha a rodada e agradece o comendador com um beijo.
Idalina fala provocações sobre Ester, e o Barão de Sobral a responde dizendo que irá fazer uma festa para Ester. Idalina fala que é uma boa oportunidade para conhecer a família da moça. Jesus chama Ester para sair do quarto e ela se recusa. O rapaz questiona se sua patroa está tentando fugir de Inácio, e Ester diz que deveria ir embora, mas não quer magoar Henrique de Sobral.
Abelardo vai à loja de Juliana e compra dois frascos de perfume. Juliana questiona o porquê de dois frascos e o rapaz explica que um é para Alice e o outro é para ele, para sentir o cheiro de sua amada. As meninas do cabaré comemoram a vitória de Olívia no carteado.
O Comendador Queiroz vai a um encontro com Palmira. Olívia é vista sem a barriga por um dos apostadores e foge. Abelardo entrega o perfume para Alice, que não aceita e diz que não pode chegar com um presente em casa.
Idalina conversa com Ester sobre livros e Leopoldo fica encantado com o gosto literário da moça. Ester vai à cozinha e diz que dará aulas para Dário. Sobral fala para Ester que Luzia quer ser sua mucama, mas Ester recusa. Ester vai à biblioteca e dá de cara com Inácio, que a xinga, chamando-a de prostituta. Desavisado, Sobral entra e fica feliz pelos dois se conhecerem. Ester beija Sobral para provocar Inácio.
Ester beija o Barão de Sobral na frente de Inácio e fala que espera que Inácio se cure logo da desilusão amorosa que sofreu. Ester diz que também sofreu uma desilusão. Guiomar bola um plano para retomar a clientela do salão. Ester acende um charuto e Idalina fica horrorizada. Ester conversa com Abelardo e pergunta se não há nenhuma moça por quem ele se interesse.
Cristóvão pede para Darío dar um recado a sua mãe, mas Clemente obriga o garoto a contar tudo para ele. Após fugir, Olívia chega à corte e pede para alugar um quarto na pensão. Ester e Inácio se encontram novamente e trocam farpas.
Idalina se encontra com Higino na igreja e o aconselha. Clemente manda Luzia ir com Cristóvão à cidade para sondar o que o escravo foi fazer. Inácio fala para Trajano que tem certeza de que Ester está armando contra seu pai. Idalina destrata e demite Juliana da loja.
Mariano vai à loja de Idalina e fala que as peças de cristais dela são apenas vidro. Bartolomeu volta para casa e, no mesmo dia, Mariano chega de Viena com presentes para todos. Inácio vê Jesus entregar uma carta para Ester escondido e vai atrás da moça.
Inácio exige que Ester lhe mostre a carta e a ameaça. Ester lê a carta e fica feliz com o conteúdo. Higino e Alice decidem fazer um chá e convidar Fabíola e Juliana. Bárbara não gosta da ideia, por não saber como servir a alta sociedade.
Mariano entrega para seu pai toda a quantia que ele gastou com o filho. Mariano diz que quer realizar o sonho de seu pai, que aceita receber o dinheiro. Palmira pergunta a Olívia se ela pretende ficar em Santana, mas ela diz que ainda não se decidiu.
Idalina anuncia a Bárbara que dispensou Juliana. Inácio e Higino trocam provocações. Higino promete que em breve irá provar que é um homem justo.
Juliana apresenta Olívia para seu tio Bartolomeu. Olívia fica desconfiada. Mariano visita a fazenda e revê os amigos. Juliana encontra com Abelardo, e Olívia percebe que ela é apaixonada pelo rapaz. Luzia descobre que Zulmira é a nova mucama de Ester.
Idalina duvida de que Ester fale francês e se surpreende. Jesus e Zulmira trocam olhares. Sai uma entrevista de Higino no jornal e Inácio o chama de hipócrita. Luzia conta para Inácio que os escravos de Higino sofrem maus-tratos.
Olívia escuta uma conversa de Idalina com Alice em que a moça diz que não aguenta mais os encontros com Abelardo e que quer se aproximar logo de Inácio. Olívia percebe que as duas estão armando um plano.
Olívia conta para Juliana que ouviu a conversa de Idalina e Alice. Olívia fala que Alice não quer nada com Abelardo e diz para Juliana acordar.
Zulmira chora por sua filha, que foi arrancada dela para ser vendida, e Jesus a consola. Jesus pede para conversar com o Barão de Sobral e avisa que a filha de Zulmira foi vendida. O Barão se revolta e manda chamar Clemente para dar explicações.
Ester e Olívia ficam amigas e ela convida a vendedora da loja para lhe fazer uma visita. Ester vai ao banco com Leopoldo e encontra com Inácio. Higino se enfurece ao saber que a notícia de que um escravo seu foi morto na fazenda se espalhou.
Idalina defende Clemente. Inácio e Mariano vão à fazenda de Higino cobrar a morte do escravo. Mariano encontra Olívia desmaiada na fazenda de Higino.
Mariano se encanta por Olívia e cuida da moça. O Barão de Sobral avisa para Zulmira que irá ajudá-la a encontrar sua filha. Higino briga com Vitório por ter deixado que a morte do escravo fosse descoberta.
Olívia foge de Mariano e vai parar na cozinha da fazenda. Olívia pede para Rosália para assistir ao funeral do escravo morto. Jesus e Zulmira se beijam. Luzia vê tudo e conta para Clemente. Idalina se revolta por Olívia estar sendo bem tratada na fazenda.
Hermínia Montez é apresentada no salão. Clemente avisa ao Barão que haverá uma rebelião entre os escravos. Ester entrega a carta de alforria para Jesus.