Abelardo não montará mais – garante o médico. Inácio e Ester rodopiam numa valsa em pleno Passeio Público. Os anunciantes fogem do jornal, em que Bartolomeu publicou seu artigo abolicionista.
Guiomar se preocupa com a repentina felicidade de Ester, que aceita todos os convites de Inácio, inclusive, passar três dias num hotel fora do Rio. Depois, pensa bem, ouve conselhos e temendo sofrer, resolve não ir. Sai, sim, para a ópera com Queiroz e Carrazedo.
Inácio manda um presente e Guiomar esconde. Higino vai à Ouro Verde para tentar ver Helena. Ester descobre o presente, uma joia de estimação de Inácio, e, comovida, vai ao encontro dele. Um beijo é trocado; o amor acontece.
Higino arma um plano para encontrar-se com Helena, com auxílio de Clemente. Ester usa a joia que foi da avó de Inácio. Abelardo pensa em montar Corisco, mas desiste. Clemente assedia Zulmira.
Sobral tem uma séria conversa com o filho a quem chama de “meu herdeiro” o tempo todo. Abelardo não demonstra surpresa e nem emoção ao saber que não vai mais montar. Depois, chora muito.
Helena estranha o fato do filho mais velho não dar notícias, nem querer saber do irmão. Abelardo, sob o pretexto de visitar Inácio na Corte, pretende consultar um especialista sem que a família saiba. Barcelos corteja e dá presentes caros para Florinda. Sobral decide ir com Helena para a cidade. Higino intercepta a carruagem. Inácio se encontra com Abelardo na rua.
Sobral e Higino brigam. Abelardo nada conta, mas Inácio percebe o problema; marcam encontro para depois. Alice e Idalina conversam sobre os netos da matriarca. Barcelos morre num acidente que envolve Florinda e o escravo Bento.
Abelardo mente para o irmão o tempo todo, mascarando a verdadeira situação da fazenda; Trajano, que a tudo assiste, estranha. A atitude é explicada: Abelardo quer provar que, mesmo aleijado, pode tocar os negócios do pai, sem a interferência do irmão.
Ester expulsa Guiomar da sua casa, mas depois voltam às boas. Florinda quer atrapalhar o velório de Barcelos, mas Ester interfere. Luzia e Clemente armam um plano para afastar Zulmira e permitir o encontro de Higino e Helena.
Higino declara todo o seu amor por Helena e pede que ela interceda com o Barão para que ele venda a Ouro Verde. Luzia conta do encontro na senzala e Sobral tranca a mulher no quarto. Vitório se interessa por Palmira.
Abelardo tenta montar Corisco, mas sente muita dor. Leopoldo conta para a filha que a fazenda está hipotecada. Zulmira briga com Luzia, que diz ser escrava de confiança do Barão. Higino tenta arrancar informações de Bartolomeu sobre a real situação da Ouro Verde.
Juliana faz compras para o enxoval. Ester não faz sala para seus convidados e fica no quarto amando Inácio. Ele pede-a em casamento.
Ester hesita, mas Inácio permanece firme na sua ideia de casamento, desde que consiga dinheiro. Alice vai visitar Juliana. Xavier medica Bárbara, que está com cobreiro, e Higino expulsa-o por ser tio de um abolicionista.
Helena suplica que o marido venda a fazenda e ele fica mais irritado ainda. Idalina quer um vestido, mas não tem dinheiro para pagá-lo. Cristóvão tenta ajudar, mas Abelardo não consegue montar e resolve passear de charrete.
Idalina sabe a real situação da fazenda e fica exasperada. Bartolomeu resolve se afastar do tio para não prejudicá-lo mais. Inácio vislumbra a possibilidade de casamento: ser preceptor em São Paulo até se formar. Alice e Abelardo se encontram. Idalina procura Higino.
Idalina se propõe a ajudar Higino; ele confessa o seu amor por Helena, a única coisa que realmente quer. Ela dá a pista: quem comprar as letras no banco, que já estão vencidas, pode se considerar o dono da fazenda. Ester fica insegura com a proposta de Inácio, mas o amor fala mais forte. Abelardo se mostra fascinado por Alice.
Mais comerciantes cancelam seus reclames no jornal, e Sobral decide ajudar Bartolomeu. Felício ouve a proposta de Higino, que quer comprar os títulos já vencidos. O noivo de Juliana morre na Guerra do Paraguai, ela pouco sente. Ester comunica a todas que trabalham no salão o seu casamento. Trajano conta para Abelardo a oferta de Higino ao banco.