Em Barcelona, Danilo procura por Madalena e Maneco. Ele encontra os dois fantasiados em uma praça e corre atrás deles. Madalena e Maneco conseguem despistar Danilo. Filé salta de parapente. Pepe passeia com os netos pela fazenda. As crianças reclamam de terem que ir para a casa do avô Xistus. Berta recebe ordem de Xistus para buscar as crianças na fazenda. Bruna pede a Álvaro que prove seu amor por ela e pressiona para que fiquem noivos. Álvaro é avisado sobre parto de égua e sai às pressas para ajudar o animal. Bruna fica irritada. Babi descobre que Filé está sobrevoando a praça da cidade de parapente. Filé oferece uma flor para Emília, e ela rejeita. Babi observa Filé de longe e pega a flor que Emília rejeitou. Berta fica furiosa com a bagunça das crianças. Anita aconselha Bruna a não pressionar tanto Álvaro. Xistus é rigoroso com o comportamento dos netos. Pepe sente saudade dos netos. Berta se apavora ao ver sapo em seu prato. Em Barcelona, Danilo encontra Madalena.
Madalena tenta fugir de Danilo. Berta faz drama por causa do sapo, e Xistus deixa os netos de castigo, sem comida. Bruna tenta forçar o pedido de casamento e deixa Álvaro constrangido durante o almoço. Anita conversa com Bruna e aconselha que a filha se aproxime dos filhos de Álvaro. As crianças se unem e se declaram culpadas. Quitéria tenta levar comida para elas, mas é flagrada por Xistus. Maneco descobre que Madalena foi levada por Danilo e se desespera. Danilo leva Madalena para um hotel. Dona Santa diz a Pepe que ele deveria se casar novamente. Horácio implica com a irmã Emília. Isaura e Sarrafo visitam Dona Santa no armazém. Horácio se encanta com Isaura. Maneco e Madalena fogem. Bruna descobre sobre o castigo das crianças e promete ajudá-las. Álvaro conta ao pai sobre o casamento, e Pepe o aconselha.
Bruna conta para as crianças que tem um plano para fugir com elas da mansão. Quitéria derruba café em Xistus de propósito. Bruna prende Berta no lavabo e consegue fugir com as crianças. Após a fuga, Bruna se irrita com as crianças, que se chateiam, e ela finge que está gostando da cantoria. Berta acusa Quitéria de ser cúmplice de Bruna, e ela confirma que ajudou na fuga. Júlio se revolta ao ver a mãe chateada por causa de Xistus e diz que vai tirar satisfações com ele. Júlio é impedido pelo pai de fazer besteira, mas promete não depender mais de Xistus. As crianças chegam ao sítio e dizem que foram salvas por Bruna. Sem saber do castigo, Álvaro briga com Bruna. Emília esnoba Filé e fica animada ao reencontrar Júlio. Isaura se oferece para ficar na lanchonete, e Emília vai pescar com Júlio. As crianças exageram na comida, e Álvaro descobre sobre o castigo. Horácio finge ajudar Isaura na lanchonete. Maneco e Madalena conseguem pegar as coisas na pensão. Álvaro decide tirar satisfações com Xistus sobre o castigo e diz que não vai mais permitir que os filhos vejam o avô. Xistus passa mal após discussão com Álvaro.
Maneco e Madalena conseguem embarcar em navio com passaportes falsos, mas não percebem que estão indo rumo ao Brasil. Pepe reclama de Álvaro por ele ter destruído o portão da fazenda. Álvaro conta ao pai que as crianças não serão mais obrigadas a ir para a casa de Xistus. As crianças ficam felizes com a notícia e comemoram. Xistus exige falar com Bruna. Anita incentiva Babi a curtir piscina com Filé e os amigos. Babi sofre ao ver beijo de Filé e Cindy. Xistus demite Bruna, e ela propõe que eles façam um acordo: Bruna ajuda Xistus a conseguir a guarda dos netos para ficar sozinha com Álvaro. Laura incentiva Anita a mudar o visual e comprar cosméticos. Filé conversa com Babi e pergunta por Emília, deixando a moça mais chateada. Júlio diz à Emília que pretende ir embora da cidade depois de se formar. Marizé pergunta a Álvaro o motivo do avô Xistus não gostar dela e dos irmãos. Álvaro se preocupa com os filhos sentindo falta de uma mãe. Fafá sonha com a mãe e acorda triste. Álvaro consola o filho. Após colocar as crianças para dormir.
Bruna se declara para Álvaro, e ele promete a ela que vai falar com os filhos sobre o casamento. Frei Chicão flagra Horácio com enxada e desconfia das intenções dele. Álvaro vê Horácio no arrozal, mas o malandro disfarça. Ele procura Rudy e entrega as amostras de arroz de Pepe para serem analisadas. Mesmo contrariado, Rudy avisa a Horácio que vai analisar o arroz. Bruna escuta Rudy contar sobre as amostras de arroz para Filé e decide pegá-las. Álvaro chama Pepe para conversarem com as crianças sobre sua ideia de casar de novo. Bruna leva as amostras de arroz para serem analisadas. Horácio vai à igreja, rouba dinheiro das ofertas e foge, mas Chicão deixa a missa e corre atrás do sobrinho pelas ruas da cidade. Anita desabafa com Filé e diz que não esquece a traição de Rudy. Xistus pressiona Bruna a cumprir o acordo, e ela pede paciência, e garante que logo, logo ele terá os netos com ele. As crianças não admitem que Álvaro case com Bruna. Madalena e Maneco desembarcam no Brasil.
O envelope com o resultado da análise das amostras do arrozal, para desespero de Bruna, cai nas mãos de Filé. Ela toma o envelope das mãos do irmão e tenta convencê-lo de que está interessada nos negócios da família, mas ele desconfia. Pepe e Santinha trocam farpas, mas acabam tomando café juntos. Bruna procura Horácio e mostra o resultado da análise do arroz de Pepe. O malandro aproveita a visita e tenta convencer Bruna a dar uma segunda chance para os dois. Ele garante que ela nunca vai se casar com Álvaro. Pepe desabafa com Santinha. Diz que Bruna não é a mulher certa para o filho e que acredita que ela vai separá-lo das crianças. Xistus pressiona Bruna a trazer os netos para a mansão. Bruna arma plano e convence Álvaro a deixar as crianças visitar o avô. Catulo aconselha Xistus a contar seu segredo, mas ele se recusa e lembra ao empregado os planos que tem para Júlio sucedê-lo na fábrica. Quitéria tenta despistar Júlio, que desconfia da proximidade do pai com o velho Xistus. Álvaro avisa às crianças que elas vão visitar Xistus na mansão. Bruna avisa a Xistus que ele precisa continuar fingindo que está doente. As crianças aprontam mais uma vez e empurram Berta para dentro da banheira. Revoltada, ela pede demissão. Maneco lê anúncio de vaga de governanta e diz a Madalena que ela é perfeita para o cargo.