Santa diz a Maricruz que está preocupada porque ela está gastando muito com a construção das casas do Realengo. Maricruz entra no quarto de Otávio pela janela. Alguém bate na porta e Otávio pede para que Maricruz saia. Ela se nega a ir e se dispõe a atender a porta. Miguel pede a Otávio que o deixe entrar. Otávio diz ter tomado remédios e Miguel vai embora. Maricruz chama Otávio de covarde. Simone diz a Ofélia que provavelmente Maricruz não sabe da doença de Otávio, pois se soubesse, jamais iria vê-lo. Na sala de sua fazenda, Simone abraça Otávio de surpresa. Ele pede para que ela se afaste. Miguel pede a Ofélia que vigie Maricruz para que ela não entre na fazenda.
José Antonio diz a Esther que ficará com uma boa parte do dinheiro de Maricruz. Esther diz que mudou de opinião, e agora deseja viver na fazenda de Maricruz. José Antonio pede a Maricruz que ceda uma parte da fazenda para que ele possa construir sua casa. Ela nega. Ele diz que Esther não o ignora como ela, e Maricruz responde que no coração não se manda. Otávio diz a Simone e Miguel que Maricruz é uma pessoa de bons sentimentos. Maricruz diz a José Antonio que ele construirá sua casa onde ela indicar. Maricruz diz a Joaninha que organizará uma festa para Lupita e convidará todas as pessoas que Lúcia chamou quando a ridicularizou perante a sociedade. Lina diz a Esther que quer viver com ela em sua nova casa. Maricruz comenta com José Antonio sobre seus planos para a festa de Lupita, mas ele a incentiva a não fazê-la, para evitar problemas no local. Simone pede a Otávio que a leve onde fica as cabanas do Realengo. Maricruz chega procurando por Otávio e repara que reforçaram a segurança da fazenda de Simone. Maricruz convida Otávio para a festa de Lupita. Otávio se nega a ir. Amador diz a Simone que Nazário pode salvar Miguel da cadeia por uma alta quantia em dinheiro. Simone pensa em pagar e, assim, conquistar mais um motivo para ter a admiração de Otávio.
O advogado diz a Otávio que Miguel não deve ser visto, e que deverá se apresentar somente quando ele ordenar, dizendo que foi por sua própria vontade. Simone conta a Otávio o que disse a Amador. José Antonio diz a Esther que viverão muito confortavelmente as custas de Maricruz. Otávio pede a Simone que não diga nada a Miguel. José Antonio diz a Esther que Maricruz é tonta por entregar parte de suas terras. Esther responde que ele quer progredir só para agradar Maricruz. Miguel diz a Otávio que fará o que for preciso para dar uma vida digna a Miguelzinho. Maricruz reclama com José Antonio por ele não seguir suas ordens e fala que caso ele não obedeça, o mandará para a fazenda de Simone. Otávio diz a Nazário que sua declaração a favor de Miguel terá que ser feita por escrito em um cartório e com testemunhas. Em troca, ele terá o dinheiro que pede. Maricruz pergunta a Joaninha se ela notou uma mudança no comportamento de José Antonio, e se ela crê que José Antonio possa estar se aproveitando de sua confiança e lhe roubando dinheiro pelas costas.
José Antonio aparece e diz a Maricruz que jamais faria isso com ela. José Antonio pensa que Eusébio roubava a fazenda Narváez e, por isso, Miguel só tinha perdas. Mudinha chega a fazenda Narváez e, quando Santa vê seu filho, nota uma semelhança com Eusébio. Otávio diz a Simone que sairá do povoado para consultar um advogado. Simone pensa em segui-lo. José Antonio pensa em ficar rico e com isso fazer uma boa figura ante Maricruz, e poder conquistá-la. Maricruz escolhe brinquedos para Lupita e Otávio chega pedindo uma boneca para uma vendedora. José Antonio pega o bebê de Mudinha nos braços. Santa pergunta se ele notou a semelhança do bebê com alguém. Otávio pede a Maricruz que no aniversário de Lupita, entregue a boneca e diga que é um presente de seu pai. Maricruz se nega a fazê-lo. Santa teme o que possa acontecer com Mudinha se ela chegar a ver Nazário. Santa diz a José Antonio que nota que ele está um pouco amargurado e acredita que ele sente inveja de Maricruz. Maricruz pede a Otávio que a convide para jantar. Na fazenda de Simone, ela abraça Otávio e nota uma mancha de batom em sua camisa.
Santa convence Maricruz a esperar o dia seguinte para fazer a festa com os moradores do Realengo. Maricruz diz a Joaninha que espera que Otávio vá à festa de Lupita. Otávio, em seu quarto, se sente triste por não estar presente na festa de sua filha. Na cabana, José Antonio diz a Esther que ninguém foi à festa organizada por Maricruz, porque ninguém soube dela. Perico pergunta por que Mudinha se casou tão cedo e onde está seu marido. Otávio entra na fazenda de Maricruz, se encontra com ela, e diz que não pode resistir a vontade de estar com Lupita nesta data especial, eles se abraçam e se beijam. Depois, Maricruz se zanga por Otávio não ter ido à festa. Otávio novamente a abraça e pede para ela o levar até onde está Lupita. Como a menina está dormindo, Maricruz pede que ele não a acorde. Ele então deixa a boneca próxima ao berço da menina. Simone diz a Otávio que estará presente na ocasião oportuna para comprar a Fazenda de Maricruz.
Natasha pede a Perico que se deixe pintar por ela, ele nega. Nazário afirma sua declaração isentando Miguel pela morte de Eusébio. O advogado, de forma discreta, entrega um cheque a ele. Na fazenda de Simone, policiais prendem Careta e uma criança acusados de roubar coisas na fazenda de Simone. Ela pede que os levem ao reformatório, Otávio pede que ela não os denuncie e ela se zanga. Rivera descobre que as contas entregues por José Antonio estão alteradas e falta muito dinheiro. Otávio pede aos policiais que libertem os garotos presos. Otávio diz aos garotos que quando quiserem algo da fazenda, que peçam a ele, e dá aos garotos várias coisas da Fazenda. Simone os chama de ladrões. Natasha mostra a Perico uma de suas pinturas, e pede que ele permita que ela o pinte. Rivera informa Maricruz sobre a falta de dinheiro em sua conta. Ela diz não ter tempo para revisar e sai apressada.
Maricruz, pela crise econômica, vende alguns de seus negócios e sua casa na capital. Pouco tempo depois, já está novamente sem dinheiro. Natasha pinta Perico. Maricruz diz a Rivera que a administração da fazenda deve ter algum problema, e que isso também já ocorria na época de Miguel. Finaliza dizendo que falará com José Antonio. José Antonio critica Esther, dizendo que ela está muito descuidada e que existem mulheres muito mais bonitas que ela. Miguel diz a Otávio que José Antonio está roubando Maricruz. Otávio diz que se algo acontecer com Maricruz, ele a defenderá. Miguel informa a Simone sobre a ruína de Maricruz, que seus compradores não pagam e se aproveitam de sua boa vontade. Natasha pinta José Antonio, e ele diz que Esther a odeia. Natasha diz que ela não precisa se preocupar. Otávio diz a Maricruz que José Antonio está lhe roubando. Maricruz se nega a acreditar. Simone diz a Ofélia que sabe que na verdade Otávio não a ama. Morais diz a Maricruz que o prazo para que os moradores de Realengo sejam expulsos acabou, e pergunta se realmente ela vai os acolher em suas terras. Natasha diz a Tomásia que não irá embora antes de pintar Otávio. Morais se insinua para Maricruz, ela o rejeita. Morais diz a Maricruz que se sente muito atraído por ela. Esther diz a José Antonio sentir asco por sua atitude com Maricruz, mas apesar de sua desonestidade, o ama. Maricruz comenta com Rivera o que Otávio disse, e garante que José Antonio está lhe roubando. O advogado promete investigar e pede para Maricruz as contas da fazenda.
Maricruz dá um prazo a Maximiliano, um de seus devedores, para que lhe pague tudo o que deve, ou terá que ir embora da fazenda. Jeremias diz a Maricruz que pagou todos seus aluguéis. Maricruz se assusta e diz que não recebeu nenhum desses aluguéis. Maximiliano diz a José Antonio que pagou o que devia e Maricruz foi lhe cobrar. Maricruz visita os outros devedores e todos lhe dizem que estão com os pagamentos em dia. José Antonio ameaça Maximiliano com uma arma e lhe diz que pague Maricruz sem dizer nada de seu negócio com ele. Maricruz pensa que José Antonio não seria capaz de traí-la. Miguel diz a Simone e Otávio que sitiou o Realengo. Otávio se zanga. Maricruz pergunta a José Antonio quantas pessoas pagaram seus aluguéis e completa dizendo que Esther já lhe disse o que ele vem fazendo. José Antonio pergunta para Maricruz se ela o mandará embora.
Simone fica angustiada ao pensar que Otávio foi ao Realengo se encontrar com Maricruz. Um policial impede que Maricruz chegue ao Realengo. Na delegacia, Otávio diz a Morais que conta com homens bem armados e dispostos a atirar, que os moradores do Realengo estão cercando a delegacia e só irão embora se ele retirar a ordem de evacuação. Maricruz pede a Perico que busque Otávio e diga que ela o apoia. Morais ameaça atirar em Otávio. Miguel diz a Simone que Otávio é um herói, já que foi até a delegacia se impor contra Morais contra a atitude de sitiar o Realengo. Na delegacia, Maricruz encontra Otávio. Miguel diz a Simone que José Antonio está roubando Maricruz. Morais diz a Maricruz que por ela deixará passar água e comida ao Realengo. Rivera diz a Santa que Maricruz está à beira da ruína. Ofélia percebe que Simone saiu e avisa Miguel, ele se nega a ir atrás dela. No Realengo, Otávio beija Maricruz, Simone os vê e grita o nome de Otávio, eles se surpreendem e Simone sai em disparada. Simone cai do cavalo e perde os sentidos.