Todos comentam sobre o comportamento de Mariana. Envergonhado, Lipe chora muito. Clara chega arranca a garrafa das mãos de Mariana e a leva para sua casa. Mateus fica desconcertado com a confissão de Rafa.
Lipe fica horrorizado com o estado da mãe. Mateus conta para Rafa sobre sua primeira vez, mas tenta agarrar a menina outra vez. Rafa diz que não está preparada e vai embora. Clara consola Lipe e explica que Mariana precisa de ajuda.
Clara conversa com Mariana, que tenta entender o que aconteceu e conta que Amelinha serviu suco para ela. Clara desconfia. Na manhã seguinte, Lipe ignora Mariana. Sofia acusa Amelinha de ter colocado bebida no copo de Mariana e de ter roubado as joias de Vitória e acusado Raimunda. João não acredita na filha.
Mateus conta para Rafa que sua primeira vez foi com Pati. Lígia desabafa com Esmeralda e confessa que cometeu um grande erro no passado. Raimunda, Beraldo começam a mobiliar a casa. Raul se surpreende ao descobrir que Raimunda é a proprietária da casa e faz uma oferta em nome de João, mas ela não aceita.
Amelinha decide dar um estágio para Baú. Lipe não aceita ficar na companhia de Mariana e prefere ficar com Clara. João promete vingança. Amelinha confessa para Mariana que colocou bebida em seu suco e ameaça tirar Lipe da moça caso ela não ajude a separar Clara e Edu.
Pati flagra Mateus e Rafa juntos. Rita deixa escapar para Clara que João construirá uma usina hidrelétrica em Nova Aliança. Lígia confessa para o padre que uma de suas filhas é de João.
Lígia diz ao padre que não consegue se perdoar por ter traído Raul. Clara enfrenta João. Amelinha ameaça armar para tirar Lipe de Mariana caso ela não coopere para separar Edu e Clara. As duas discutem e Leandro chega e acode Mariana.
Interessado por Clara, Nélio leva rapadura e tenta se aproximar da advogada. Amelinha e Clara se encontram na escola e a advogada ameaça a rival. Clara e Ronaldo vão ao encontro na prefeitura e avisam a Lineu que vão entrar na justiça.
Leandro e Amelinha fazem aliança. Vitinho fica com febre, não é aceito na creche e Rosana perde a prova. Leandro avisa a Fábio que a prova não terá segunda chamada e que Rosana será jubilada. Amelinha contrata Baú como estagiário.
Clara procura os agricultores e descobre que João pretende construir a hidrelétrica na terra deles. Leandro se recusa a dar uma prova de segunda chamada para Rosana. Lipe briga na escola ao ouvir os meninos falarem mal de Mariana. Edu encontra o filho brigando na escola e pede para deixar Nova Aliança.
Lipe abraça Edu e chora. Rosana implora uma chance, mas Leandro permanece irredutível. Mariana procura Leandro e passa a tarde com ele para fugir de Edu. Clara conta para Raimunda que pretende entrar com uma ação para impedir João de desalojar todos os agricultores e construir a hidrelétrica.
Edu expulsa Mariana, mas ela insiste em se retratar com Lipe. Lipe não aceita conversar. Amelinha tortura Baú na fazenda. Edu briga com Clara por tudo que aconteceu com Lipe. João pressiona Caio e tenta intimidá-lo.
Raul e Clara dão entrada nos processos. Ela de usucapião e ele de desocupação das terras, mas o juiz Bonifácio não revela qual irá analisar primeiro. O padre sugere a Lígia que ela conte a verdade para a família.
Mariana decide deixar a casa de Edu e ir morar em uma pousada. João procura Clara e tenta conversar. O padre pergunta a Lígia qual de suas filhas é de João.
Lígia abre o coração para o padre e revela detalhes do seu passado. João tenta explicar os benefícios que a hidrelétrica trará, mas Clara não aceita que mais de mil pessoas sejam expulsas de suas terras e destrua o meio-ambiente.
Lígia garante que ama Raul e se mostra arrependida para o padre. João e Clara discutem feio quando o fazendeiro oferece dinheiro para que ela desista do caso. Lígia revela ao padre qual de suas filhas é filha de João. Mateus insiste em passar a noite com Rafa, mas ela se esquiva. Leandro aconselha Mariana a pedir a guarda de Lipe.
Mateus, Rafa, Rosana e Fábio vão ao cinema. Rafa fica incomodada com os amassos de Fábio e Rosana. Nélio vai à casa de Clara e leva um presente, mas fica sem jeito ao ver Edu. Lígia chora ao dizer que Clara é filha de João. Clara insiste para que Nélio converse com Edu.
Lígia fica irritada quando Raul defende João e fica contra Clara. Edu fica surpreso quando Nélio diz que pode ser pai do filho de Amelinha. Mateus questiona se Rafa gosta de Fábio. Edu diz que vai exigir um teste de paternidade do filho de Amelinha.
Edu garante que é possível fazer um teste de DNA pelo líquido amniótico. Mateus pressiona e Rafa confessa que gosta de Fábio. Na manhã seguinte, Mariana vai à casa de Edu e tenta falar com Lipe, mas ele se recusa a falar e a moça culpa Edu e Clara.
Amelinha insiste para Nélio falar com ela e jura que não armou nada contra ele. O peão ignora a megera, mas avisa que Edu já sabe que o bebê não é dele. Edu procura Armando, que garante que o exame pode ser feito. Furiosa, Amelinha vai atrás de Clara e faz ameaças.
Edu volta às aulas e revela uma ideia para os alunos. Edu vai à escola e conversa com Lígia e com a professora Ana sobre Lipe. O professor encontra Mariana e Leandro e fica irritado ao ver os dois juntos. Lipe se recusa a falar com a mãe e Leandro envenena Mariana contra Edu.
Amelinha sugere que João dê um fim em Clara. Baú fica furioso quando Amelinha o proíbe de tomar banho na fazenda. Leandro convence Mariana de que Edu está colocando Lipe contra ela e que ela deve entrar na justiça pela guarda do menino.
Beraldo fica chateado por Raimunda não aceitar vender a casa para João. Leandro bebe na frente de Mariana. Rafa tenta argumentar, mas Mateus pede uma prova de amor para a moça. Edu chama Amelinha para conversar e surpreende a moça quando Nélio aparece para participar.
Edu é duro e exige que Amelinha confesse que o bebê é filho de Nélio. Mateus pressiona Rafa a perder a virgindade com ele. Amelinha confessa que dormiu com Nélio, mas garante a Edu que o filho é dele e pede para fazer o teste de paternidade após o nascimento do bebê.
Mariana pega o copo de bebida de Leandro e fica tentada a beber. Clara e João vão ao tribunal e Bonifácio avisa que apenas a audiência de conciliação para ação de usucapião será agendada. João fica furioso e promete vingança. Clara desabafa com Lígia sobre as falcatruas de João.
Edu garante a Rosana que ela não será jubilada. Baú reclama das funções dadas por Amelinha e acaba demitido. Edu intercede por Rosana e avisa Ronaldo que se a aluna fosse jubilada ele colocará seu cargo à disposição. Edu e Leandro discutem feio diante do reitor.
Ronaldo apazigua a briga e decide permitir uma segunda chamada para Rosana. Amelinha procura a ginecologista e mente para a médica para conseguir fazer o exame. Dois homens invadem a casa de Clara no meio da noite e ateiam fogo no imóvel. A advogada dorme e não percebe. Leandro provoca Mariana com um champanhe. Rafa surpreende Mateus. João visita Raimunda e faz uma proposta.