Edu dá um ultimato a Mariana e exige que ela converse com Lipe. Mariana tem conversa franca com Lipe e revela que está em tratamento contra a dependência química. Amelinha engana Nélio e diz que se ele desmentir a história os dois voltarão a ficar juntos.
Raimunda oferece o dinheiro de sua poupança para Esmeralda pagar João. Lipe apoia a mãe e garante que vai ajudá-la a superar a doença. Irada, Clara e Pati discutem feio. Rafa e Mateus começam a namorar.
Edu não permite que Mariana fique com Lipe durante a sua viagem. Caio dá um tempo para Esmeralda pensar sobre os dois. Leandro confessa para Clara que mandou Edu para o congresso para afastá-lo dela. Raimunda aconselha Nélio sobre o interesse de Amelinha.
Leandro não aceita que Edu leve Lipe para a viagem e o professor desconfia que a viagem foi armada. Edu ameaça bater em Leandro caso ele volte a se meter em sua vida. Clara aconselha Edu a dar uma chance a Mariana e pede para cuidar de Lipe durante a sua viagem.
Esmeralda e Raimunda decidem ministrar um curso de culinária. Caio pressiona Esmeralda a lhe dar uma resposta. Amelinha marca um encontro com Nélio, mas Raimunda flagra os dois juntos. Mariana pede a Clara para deixar que Lipe passe uma noite com ela.
Clara se recusa a aceitar a proposta de Mariana e ameaça ligar para Edu. Mariana volta atrás, mas fica furiosa com Clara. Amelinha humilha Raimunda. Caio entrega um documento a Esmeralda do Ibama para provar o que faz e vai embora. Lipe é grosseiro com Clara.
Leandro convida Mariana para sair. Clara convida Mariana para dormir em sua casa, mas ela recusa. Rosana e Bruna desconfiam de que Rafa esteja namorando Mateus, mas gostando de outro. Pati volta à faculdade, mas os prédios não têm acessibilidade e a moça precisa ser carregada.
Ronaldo tenta ser gentil, mas leva um fora da moça. Leandro assume as aulas de Edu. Caio e Esmeralda se reconciliam. Clara cobra a dívida trabalhista que João tem com Raimunda e obriga o empresário a pagar tudo.
Raimunda conta para Clara sobre o encontro de Nélio e Amelinha. Pati debocha de Rafa durante a aula e volta a culpar a moça pelo acidente. Lipe foge da escola. Desesperada, Lígia conta para Clara sobre o sumiço de Lipe.
Clara fica desesperada com o sumiço de Lipe. Pati culpa Rafa pelo acidente, mas a estudante não aceita as acusações e reage. Clara vai atrás de Mariana e dá uma bronca em Lipe. Mariana fica irritada com a interferência de Clara.
Raimunda aconselha Nélio a não ir ao encontro com Amelinha. Miguel vai à casa de Edu e deixa uma garrafa de cachaça de presente para o professor com Mariana. Clara flagra Mariana com a garrafa.
Mateus convida Rafa para ir ao cinema e tenta algo a mais com a menina. Amelinha fica irritada com Nélio por ter faltado ao encontro. Amelinha flagra Leandro e Mariana juntos e aconselha o professor a fazer a moça voltar a beber.
Amelinha garante a João que vai recuperar as joias que Raimunda roubou. Baú cerca Pati na faculdade e diz que quer voltar a namorar com ela. João flagra Esmeralda e Caio aos beijos. Lipe se envolve em uma briga na escola. Amelinha pressiona Nélio a desmentir a história para Clara e marca um novo encontro.
Amelinha faz promessas a Nélio, que decide encontrá-la. João aconselha Raul a não oferecer muito dinheiro pelas terras aos proprietários. Pati não aceita voltar a namorar com Baú. Lipe leva advertência na escola.
Beraldo escuta Amelinha mandando outros peões darem uma surra em Nélio. Leandro dá dinheiro para Mariana reformar o quarto de Lipe. Beraldo avisa Raimunda sobre a cilada armada por Amelinha para matar Nélio.
Nélio vai ao encontro de Amelinha e os dois se beijam. Nélio se declara para Amelinha. Desesperada, Raimunda conta tudo a Clara e pede ajuda. Clara vai à delegacia. Amelinha pede a Nélio para dizer a Clara que o filho que ela espera não é dele.
Leandro e Mariana começam a reforma do quarto de Lipe. Amelinha deixa Nélio sozinho na casa de hóspedes e os capangas atacam Nélio. Leandro e Mariana se beijam. Rosana fica com ciúmes de Fábio e acusa Rafa de estar apaixonada por seu namorado. Leandro e Mariana passam a noite juntos. Clara vai à fazenda acompanhada por policiais e surpreende Amelinha. Os capangas dominam Nélio.
Mariana e Leandro se beijam apaixonados e passam a noite juntos. Clara invade a fazenda com a polícia e Amelinha tenta impedir. Clara enfrenta Amelinha e vai à casa de hóspedes e encontra Nélio nas mãos dos capangas.
Fábio defende Rafa e faz as pazes com Rosana. Clara pressiona Nélio a falar a verdade à polícia, mas ele não entrega Amelinha. Mateus elogia a mudança de Rafa. Lipe fica eufórico com o novo quarto e Clara a convence a receber os amigos do menino em casa.
Pati cai da cadeira e Baú a socorre. Lígia avisa a Clara que as mães não aceitaram levar os filhos para lancharem com Lipe por causa de Mariana. Baú se declara para Pati. Ronaldo pressiona Lineu a resolver o problema do saneamento.
Um dos posseiros não aceita a oferta dada por Raul pelas terras. Amelinha ameaça Clara. Clara tenta convencer as mães dos alunos a comparecerem ao lanche e darem uma chance a Mariana. João cobra a dívida de Esmeralda e tenta se reaproximar.
Mariana pede para Clara não ir ao chá das mães e acusa a advogada de estar tentando roubar o seu lugar na vida de Lipe.
Clara aceita o pedido de Mariana e promete não interferir no lanche para os amigos de Lipe. João insiste em voltar com Esmeralda e promete perdoar a dívida dela. Leandro aconselha Baú a conseguir um estágio na fazenda Vitória e pedir ajuda de Pati.
Amelinha descobre que Mariana está promovendo um lanche para os amigos de Lipe e decide levar Sofia. Mariana e Lipe recebem as mães e as crianças. Baú convence Pati a ir à cachoeira com a galera da república.
Amelinha pressiona Mariana a aceitar sua proposta. Baú pede a Pati para pedir ajuda a Amelinha para conseguir um estágio, mas a moça fica furiosa e pensa que o rapaz está se aproximando dela por interesse.
Amelinha faz comentários com as outras mães sobre a doença de Mariana e coloca álcool na bebida da moça. Clara aconselha Esmeralda a entrar na justiça contra João. Mateus convida Rafa para jantar com Esmeralda.
Mariana fica bêbada e dá um vexame diante das mães e dos amigos de Lipe. Mateus aproveita a ausência de Esmeralda e tenta agarrar Rafa, mas ela se esquiva e conta para o namorado que é virgem. Mariana pega a garrafa de cachaça de Edu, bebe e começa a dançar em cima da mesa. Desesperado, Lipe liga aos prantos para Clara.