Mariana e Lipe se abraçam emocionados e choram. Raimunda nega as acusações e Amelinha reforça dizendo que suas joias também sumiram há um tempo. João expulsa Raimunda e sua família da fazenda.
Esmeralda fica indignada ao confirmar a viagem de Caio. Aos prantos, Raimunda conta a Beraldo sobre as acusações e ele decide implorar para que o fazendeiro não despeje sua família. Pati questiona se Mateus ainda gosta dela.
Amelinha diz a Sofia que a culpa de Raimunda ter sido demitida foi dela e tranca a menina no quarto. Beraldo implora e João permite que ele e Zé permaneçam na fazenda. Clara conta para Lígia sobre o problema de Mariana e pede segredo.
Raimunda conta para Esmeralda que foi demitida e a dona do bar abriga a amiga. Clara pressiona Pati a dizer se o bebê de Amelinha é mesmo filho de Edu. Edu discute com Mariana e diz que teme que ela suma outra vez e magoe Lipe.
Mariana garante a Edu que não vai sumir novamente e decide explicar o que aconteceu com ela. Pati afirma a Clara que o filho de Amelinha é de Edu. Carlos questiona se Rafa já teve vontade de ficar com alguém em Nova Aliança.
Lipe apresenta a mãe aos amigos. Lígia conversa com Mariana e revela que sabe o motivo que a afastou de Lipe e diz que está à disposição para ajudá-la. Mariana fica constrangida e pede para que tudo seja mantido em segredo. Clara procura Armando e investiga a gravidez de Amelinha.
Mariana vai ao bar Império e observa as pessoas bebendo. Raimunda vai à escola visitar Zé e Sofia e encontra Amelinha. Clara entrega um requerimento a Lineu exigindo o saneamento básico para a população. Fábio aconselha Mateus a se declarar para Rafa.
Mariana procura Clara e pede que a advogada não exponha mais sua doença e diz que tem medo que Lipe a rejeite. Mariana pede ajuda de Clara para recuperar a confiança de Edu.
Lineu conta para Raul sobre o requerimento e alerta o advogado que ele está entrando em uma guerra ao apoiar a construção da hidrelétrica de João. Caio tenta ligar para Esmeralda.
Carlos diz a Fábio que desconfia que Rafa esteja gostando dele. Mariana conta que foi ao bar e Edu desconfia da ex-mulher. Clara questiona se Edu está mexido com a presença de Mariana.
Edu garante a Clara que não sente nada por Mariana. Fábio não acredita nas insinuações de Carlos sobre os sentimentos de Rafa por ele. Lígia conta para Pati sobre a luta de Mariana contra a dependência química. Pati liga para Amelinha e revela tudo sobre o passado de Mariana.
Caio não consegue ligar para Esmeralda, que continua indignada. Lipe questiona se Mariana gostaria de voltar a ser a mulher de Edu. Lineu procura João e fala sobre o requerimento de Clara para obras de saneamento básico.
Raimunda procura ajuda de Clara para conseguir seus direitos trabalhistas. Clara avisa João que é advogada de Raimunda e que vai processá-lo se ele não pagar os direitos da moça em 24 horas.
Amelinha procura Mariana, fala mal de Edu e pede ajuda para separar o professor de Clara. Edu conversa com Rosana sobre suas notas. Pati não recebe Baú. Mariana recusa proposta de Amelinha. João recebe Caio e tenta pressionar o geólogo.
Mariana critica a criação de Lipe e irrita Edu. Pati tenta se aproximar de Mateus. Caio procura Esmeralda. Clara pergunta a Raimunda se Amelinha saia com mais alguém além de Edu.
Nélio escuta Clara pressionar Raimunda para saber se Amelinha traiu Edu ou teve alguma outra relação. Caio se explica para Esmeralda e os dois se beijam. João diz a Amelinha que pretende processar Raimunda e pede o documento com assinatura da funcionária.
Amelinha diz que rasgou o documento após a demissão de Raimunda. Edu fica irritado ao ver Clara junto com Leandro. Baú pede ajuda a Mateus para convencer Pati a voltar a falar com ele. Caio conta para Esmeralda que uma hidrelétrica será construída em Nova Aliança.
Carol implica com Lipe e fica curiosa ao saber sobre o passado de Mariana. João diz que pretende ir à loja de penhor e colocar Raimunda na cadeia, mas Amelinha insiste em ir pessoalmente ao local e resgatar as joias. Leandro tenta se aproximar de Mariana e revela que é apaixonado por Clara.
Amelinha vai à loja de penhores e rasga o documento de cautela das joias. Raimunda pressiona Nélio que confessa que pode ser o pai do filho de Amelinha. Amelinha mente para João e diz que não existe documento e que Raimunda resgatou as joias.
Leandro e Mariana passeiam juntos. Leandro tenta convencer a moça de que Edu ainda gosta dela e oferece ajuda. Raimunda visita uma casa. Leandro diz a Edu que ele precisa participar de um congresso em nome da faculdade em outro Estado.
Carlos termina com Bruna e humilha a moça dizendo que gosta de Rafa. Esmeralda descobre que João é o empresário responsável pela hidrelétrica. Nélio conta para Clara que pode ser o pai do filho de Amelinha.
Clara fica surpresa com a revelação de que Nélio pode ser pai do bebê de Amelinha. O peão diz que tem medo da reação de João e garante que sempre foi apaixonado por Amelinha. Nélio mostra sua marca de nascença e Clara garante que vai ajudá-lo.
Esmeralda fica furiosa quando descobre que Caio trabalha para João e termina tudo. Bonifácio garante a João que alguns dos posseiros são proprietários das terras do projeto. Raimunda compra a casa. Carlos confessa que gosta de Rafa e Bruna expulsa o rapaz da república.
Clara avisa Nélio que vai procurar Amelinha. Edu começa os preparativos da viagem e Mariana oferece ajuda para ir a apresentação de Lipe na escola. João descobre os nomes dos posseiros que têm as escrituras das terras.
Clara orienta Raimunda a não comprar a casa por causa da poluição do riacho. Mesmo assim, Raimunda decide comprar as terras. Amelinha vai à apresentação de Lipe e espalha que Mariana é dependente química.
Rita procura Lígia e tenta difamar Mariana, mas a diretora defende a mãe de Lipe e dá um fora nas fofoqueiras. Mariana fica muito abalada e deixa Lipe sozinho na escola. Lígia avisa Edu sobre o ocorrido e o professor fica preocupado com o sumiço da ex-mulher.
João tenta se aproximar de Esmeralda com agressividade e Caio interfere. Mariana vai ao bar. Clara ameaça Amelinha e diz que sabe que o filho que ela espera é de Nélio.
Amelinha desmente Nélio e Clara a enfrenta e avisa que o peão irá assumir a paternidade do filho. Amelinha avisa que se a história correr pela cidade vai mandar matar Nélio. Mariana joga o copo de cachaça fora e sai correndo. Esmeralda despreza a ajuda de Caio e dá um fora em João.
Pati expulsa Baú de sua casa. Clara exige que Amelinha pare de perturbar Edu e avisa que vai fazer Nélio pedir um teste de paternidade. Leandro encontra Mariana e oferece ajuda, mas logo depois Edu e Lipe dão de cara com os dois.
Mateus pergunta a Rafa se ela gosta de Fábio. Mariana pede perdão a Lipe e conta para Edu a humilhação que passou na escola. Ela confessa que foi ao bar, mas garante que não cometeu nenhum erro.
Edu exige que ela converse com Lipe e que depois volte a São Paulo para retomar o tratamento. João entrega um contrato de sociedade para Esmeralda, mas ela o rasga. Nélio defende Esmeralda. Raul aconselha Pati a voltar para a faculdade, mas ela se recusa a ser vista em uma cadeira de rodas.
Clara apoia Mariana e ela resolve conversar com Lipe, mas não consegue contar a verdade. Lipe implora para que a mãe fique. Rafa beija Mateus para provar que não gosta de Fábio.
Amelinha procura Nélio. Mariana pede para cuidar de Lipe e Edu exige que Mariana fale a verdade para o filho. Lipe e Mariana ficam frente a frente.