Clara se surpreende ao saber que Edu se separou de Mariana porque ela tinha problemas com drogas. Pati culpa Baú pelo seu estado e manda-o embora. Rita fica curiosa sobre Caio, mas Lineu pede que ela não se meta.
Edu fala de seu casamento e de toda a problemática com a mãe de Lipe. Caio e Esmeralda se beijam. Clara promete apoiar Edu. Raimunda briga com Amelinha por ter sido agressiva com Sofia. Raul continua aborrecido com Mateus. Lígia defende a relação de Clara com Edu.
Leandro não se conforma ao saber que Clara vai ficar tomando conta de Lipe enquanto Edu vai a São Paulo. Rafa insiste em dizer que só tem amizade a oferecer para Mateus. Edu se despede de Clara e Lipe e viaja. Rafa se preocupa porque os pais estão chegando. Mariana, tensa, fica cara a cara com Edu.
Mariana avisa que quer muito ver Lipe. Edu cobra por ela ter abandonado o filho. Rafa acha que os pais pretendem levá-la embora. Mateus fica injuriado quando Esmeralda e Caio saem à noite e sem hora para voltar. Mariana garante que está se tratando.
Edu decide que vai conversar com o filho e marcar uma data para que ela se encontre com Lipe. João viaja e Raimunda teme que Amelinha maltrate Sofia. Fábio pergunta se Mateus está a fim de Rafa, mas ele conta a sua suspeita: ela gosta mesmo é de outro cara.
Clara promete que vai conversar com os pais de Rafa. Doutor Armando examina Carol e estranha o fato de constatar mais uma infecção gastrintestinal na cidade.
Sofia reclama que Amelinha está correndo muito, e a irmã a deixa no meio da estrada. Rita descobre sobre a hidrelétrica. Os pais de Rafaela chegam e mandam que ela arrume as malas. Lipe quer saber se a mãe está voltando.
Edu explica para Lipe que Mariana não vai voltar a morar com eles, mas que deseja vê-lo. Antônio e Eliane estranham tudo e querem ir embora logo. Lineu faz Rita jurar que não vai contar a ninguém sobre a hidrelétrica. Lipe faz planos para a chegada da mãe.
Rafaela desafia os pais e afirma que não vai voltar. Antônio garante que não lhe enviará mais dinheiro. Amelinha ameaça Raimunda, que não se conforma com a maldade que ela fez com Sofia. Mateus faz uma defesa apaixonada de Rafaela, surpreendendo Eliane e Antônio.
Pati não ajuda no trabalho da fisioterapeuta Tânia. Clara resolve ajudar. Eliane passa mal. Bia desconfia de que Rita esteja escondendo alguma coisa. Doutor Armando medica Eliane, diagnostica mais um caso da mesma doença e recomenda repouso.
Lipe quer saber se Clara vai ficar chateada com a presença de Mariana. Amelinha provoca Clara, mas esta não se intimida e pergunta se foi coincidência ela ficar grávida no momento em que Edu a abandonou.
Clara insiste em desafiar Amelinha ao dizer que desconfia de algo errado na sua gravidez. Caio convida Esmeralda para um banho de cachoeira. Pati jura para Amelinha que não falou nada. Armando pede que Eliane fique mais um dia na cidade.
Fábio, Carlos e Cardosinho conversam com Edu sobre a possibilidade de as verduras de Nova Aliança estarem contaminadas. Caio garante a Esmeralda que não vai embora logo.
João mostra para um banqueiro, um empreiteiro e um investidor estrangeiro o local da hidrelétrica. Eles querem saber se o problema das terras e dos posseiros já está resolvido. Edu e os alunos recolhem água do riacho que irriga as lavouras.
Clara pede que Rafa leve seus pais para que eles conheçam a Universidade. Nélio ameaça Amelinha: se ela não conversar direito com ele, vai procurar Edu. Lipe não quer que Clara durma em sua casa, pois sua mãe vai chegar.
Clara entende a reação de Lipe. Fábio e Rafaela garantem que não são namorados, quando Antônio os pergunta. Nélio insiste que vai esperar a criança nascer para ver se tem uma marca, como todos de sua família. João está de volta.
O médico aconselha Mariana a ir ao encontro do filho. Lipe espera ansioso. Antônio se recusa a conhecer a Universidade. Os colegas zombam de Lipe porque ele insiste em dizer que a mãe vai chegar. Eliane assiste a uma aula junto com a filha.
Raimunda conta tudo para João, que briga com Amelinha. Pati avisa a Esmeralda que gostaria de ver Mateus. Edu confirma que a água é imprópria até para banho. Clara pede que Eliane reconsidere a decisão.
Pati sente a perna mexer, mas pede para a mãe não avisar à irmã. Edu convence Leandro a trabalharem juntos em um projeto de saneamento. Clara conversa com Antônio. Amelinha jura que Raimunda vai se arrepender. João pede que Clara deixe Edu se casar com Amelinha e se torne amante dele.
Clara explode com João, expulsa-o de sua casa e ameaça-o com um processo, caso ele volte. Eliane e Antônio resolvem deixar Rafaela em Nova Aliança. A galera vibra. Raimunda não se intimida com as ameaças de Amelinha.
Antônio pede para conhecer a Universidade e se despedir de Clara. Amelinha copia do boletim de Zé a assinatura de Raimunda. Ronaldo promete apoio ao plano de Edu. Amelinha pede um empréstimo como se fosse Raimunda e dá como garantia joias que tirou do quarto do pai.
João pressiona Raul para saber das desapropriações. Amelinha, fingindo estar em choque, conta para João que sumiram joias da mãe. Ele abre uma gaveta a pedido da filha e acha a promissória da casa de penhor. Amelinha finge que já suspeitava.
Edu e os alunos dão ensinamentos aos agricultores. Esmeralda descobre que Caio viajou. Raimunda nega tudo. Mariana chega e abre os braços para Lipe.