Clara conta ao pai que está namorando Edu e que, no passado, teve um romance com Júlio. Raul acusa a filha de ter sido indigna; Clara pede que o pai não a julgue tão erradamente. Leandro sofre e se aconselha com Eneida.
Rafaela garante que não está a fim de Carlos. Clara atende a um telefonema, mas ninguém fala. Leandro desliga o celular. João cobra a dívida em três parcelas e faz Esmeralda assinar um compromisso.
Leandro avisa que vai dificultar a vida de Edu e que acaba com ele, caso faça Clara sofrer. Amelinha acha uma cena de beijo entre ela e Edu em um vídeo. Os pais de Rafa avisam que não irão visitar a filha. Amelinha leva Sofia para brincar com Lipe e deixa a fita de vídeo com o menino, que coloca-a, causando um constrangimento geral.
Pati desconfia estar grávida e Baú se assusta. Ronaldo dá o diário de Júlio para que Leandro leia e encontre a razão para João querer tanto as terras. Mateus derrama uma lágrima ao acabar de ler o livro. Clara manda que Amelinha deixe-a em paz, mas ela avisa que mal começou.
Amelinha promete transformar a vida de Clara e Edu em um inferno. Clara se indispõe com João por causa da dívida de Esmeralda. Rafa fica feliz porque Mateus gostou do livro. Carlos sugere que a rapaziada pague as contas penduradas para ajudar Esmeralda.
Esmeralda inventa uma festa e uma rifa para levantar dinheiro. Edu faz a horta com as crianças. Amelinha chega de surpresa para ajudar. Clara dá um beijo em Edu, deixando a rival furiosa, que se retira. Descontrolada, Amelinha tenta selar Ventania, mas Nélio impede-a, abraça-a e dá-lhe um beijo.
Amelinha gargareja cachaça para ficar com bafo. Pati fica injuriada quando Baú sugere que o filho pode ser de Mateus. Luciana chega na República. Bruna, Rafa e Rosana não deixam que ela fique hospedada lá. Amelinha finge-se bêbada e beija Edu.
Edu decide fazer um café forte para curar a bebedeira de Amelinha. Bruna concorda que Luciana fique na República. Rafa e Mateus conversam amigavelmente e Carlos encrenca. Clara e Edu se encontram com Leandro e Eneida.
Pati conversa com Amelinha sobre a sua provável gravidez. Ligia comenta com Raul que tem a intuição que a filha está com algum problema. Todos compram a rifa da noite na pousada. Raimunda pede para Clara não ligar para as provocações de Amelinha. Rafaela e Mateus, na cachoeira, conversam sobre amor.
Ronaldo e Dadá fazem uma caminhada. Fábio cai das nuvens quando Luciana avisa que já teve a sua primeira vez e que o namoro deles acabou. Carlos, Baú e Cardosinho se preocupam com Fábio, que decide que vai se acabar.
Edu quer saber se Clara pretende mesmo passar quatro anos em Paris, agora que os dois estão juntos. Clara garante que o ama e vai pensar em alguma solução. Baú não quer ir à festa e se oferece para tomar conta de Vitinho.
No Bar Império, rola o maior clima de animação. Fábio bebe sem parar. Esmeralda agradece a força de Mateus e de Raimunda. Bia e Rita falam mal de Clara. Amelinha tira Edu para dançar, mas Clara sai com ele para a pista. Pati avisa a Baú que vai à médica de Amelinha.
Carlos fica uma fera porque Rafaela dança com Mateus. Rafaela ganha a rifa, mas Rosana e Fábio é que passam a noite na pousada. Ele agarra-a com força e ela dá uns tapas nele, que chora. Amelinha se esconde na casa de Edu. Quando Clara chega de manhã, ela finge estar abotoando a blusa.
De ressaca, Fábio pede desculpas a Rosana. Clara expulsa Amelinha e beija Edu. Esmeralda não consegue o dinheiro para pagar a dívida, mas Mateus entrega para a mãe o dinheiro que vinha juntando há anos para sair de Nova Aliança. Pati vibra por não estar grávida. João fica estupefato quando Esmeralda paga a primeira parcela. Fábio decide sair da República das Bananeiras.
Amelinha descobre que está na sexta semana de gravidez. Amelinha fica em choque com a notícia. Lígia oferece dinheiro para Esmeralda pagar a segunda parcela e ela aceita. Rafaela se choca ao saber que Fábio foi violento com Rosana, mas aconselha-o a encarar o problema e não fugir. Pati se surpreende quando Amelinha conta que o filho não é de Edu, mas de Nélio.
Clara, Edu e Lipe almoçam com Raul e Lígia. Amelinha manda que Pati fique de boca calada. Baú suspira aliviado ao saber das novidades e aproveita para terminar o namoro. Pati, irritada, é grosseira com Clara e Edu.
Amelinha estapeia Nélio, manda-o embora da fazenda senão ela mente para o pai que ele agarrou-a à força. Pati jura dar força para Amelinha, mesmo que isso prejudique Clara e a amiga conta o seu plano. Rosana perdoa Fábio e os dois se beijam. Nélio vai embora. Pati avisa a Edu que Amelinha está esperando um filho dele e está decidida a fazer um aborto.