Pepa diz que Mariquinha está aguardando um filho de Tobias. Justino afirma que não deseja que Tobias fique com Mariquinha por pena. Boanerges cobra de Tobias e Tina o fato de venderem as terras para o seu desafeto. E garante que cobrirá qualquer oferta feita por Justino. Ritinha não deseja retornar para a fazenda com Chico. Zuca fala para Ritinha que Chico a ama de verdade. Chico não quer levar Ritinha, mas é obrigado por Bina. Zuca sente uma tontura e Bina afirma que vai fazer um caldo bem forte para ela. Macário fica zangado porque recebe uma carta do filho dizendo que se encrencou com uma mulher que está exigindo 50 contos. O Vigário não acredita que Neco possa ter mentido sobre a visita do Governador, mas Macário aposta que ele não vem. Xexéu fala para Neco que Macário está fazendo a aposta. O prefeito afirma que ele foi um péssimo conselheiro e que devia ter contado a verdade. Neco lê a carta que Gustavo escreveu ao pai. Tina gosta de ficar sabendo da gestação de Mariquinha. Tobias banca o indiferente, mas chora depois que Tina sai, emocionado com o filho. Luís reclama do jeito da amiga de Pequetita e pede que Ruth dispense-a sempre que ela telefonar. Belinha se preocupa quando Ritinha deixa entender que Chico aprontou alguma. Chico fala para Nastácio e Zaqueu que vai se casar com Ritinha e acaba brigando com eles. Ritinha tem medo que Belinha conte para Emerenciana, que ouve o rabo de conversa e quer saber o que as duas estão escondendo. Ritinha afirma que Chico a agarrou e beijou, mas Emerenciana exige que ela conte a verdade.
Nastácio sai do páreo; Zaqueu e Chico querem decidir brigando. Boanerges chega e fala para Chico ir para a sua residência. Emerenciana informa que Chico vai ter que se casar com Ritinha. Chico afirma que é inocente. Boanerges o leva para a delegacia de polícia e obriga-o a se casar. Nastácio fala para Belinha e Maria que não vai voltar para a fazenda e que vai estudar em Vitória. Nastácio e Zaqueu ficam muito surpresos ao saber do casamento. Macário fala para Boanerges que vai para o Rio de Janeiro se encontrar com o filho. Mariquinha tem certeza que Tobias não se preocupa com o filho e pensa em ir embora. Julieta diz que vai com ela. Tobias pede notícias de Mariquinha a Nastácio. Zé, Bina e Zuca reagem espantados quando Chico diz que se casou com Ritinha. Justino sugere a Neco que Xexéu seja deputado. Zé afirma que Neco desembarcou muito triste e Boanerges confirma a sua desconfiança que o prefeito não falou com o governador. Chico e Ritinha fazem planos para o futuro. Zuca se diverte ao saber que eles armaram para casar na delegacia e não ter despesas. Neco acha que precisa de alguém honesto e interessado no povo e sugere o nome de Boanerges. Justino avisa que, se Neco se unir a seu inimigo, ele morre no dia seguinte de desgosto. Zuca brinda ao casamento de Chico e Ritinha.
Luís fala para Edmundo que jamais vai se esquecer de Zuca. Zuca sofre muito pensando em Luís. Zuca abafa a tosse para que os pais não escutam. Zé e Bina ficam pensativos. Justino fala para Neco que não quer perder o sítio de Felício. Mariquinha avisa ao pai que vai viver em outra cidade. Tobias fala para Neco que não vai voltar com Mariquinha só por causa do filho. Neco diz que Mariquinha está pensando em se mudar e aconselha Tobias a conversar com ela. O delegado ameaça deixar Tobias se aproximar de Desidério, caso ele não diga o nome do mandante. Boanerges acha muito esquisito quando o vigário comenta que só acredita no casamento de Belinha com Gustavo quando eles estiverem no altar. Neco se encontra com Belinha na fazenda e a beija. Doutor Teles pede que Bina fica tranquila e examina Zuca, que tosse e tem febre bem alta. Belinha tem medo que Macário fique sabendo e volte da viagem com Gustavinho, mas Neco entrega a Belinha a carta de Gustavo para o pai. Luís conta a Ruth que sentiu um aperto no coração e que vai escrever uma nova carta para Zuca. Bina desmaia quando o médico diz que existe a possibilidade de Zuca estar com a doença do noivo.
Emerenciana e Boanerges aceitam que Bina e Zuca fiquem na fazenda, como o médico recomendou. Ritinha promete a Bina que cuidará de tudo. Zuca diz a Chico que não quer se curar e sim morrer como Luís. Chico garante que Luís vai aparecer a qualquer hora. Zuca pede as alianças de volta e Bina, relutante, devolve. Neco acha que Mariquinha vai fazer besteira se indo da cidade. Justino comenta na venda que não pode fazer nada para impedir a filha. Zaqueu conta que Felício deve vender o sítio para Boanerges. Tobias não concorda que o pai venda para Justino, mas Felício diz que vai pensar. Xexéu fala para Neco que Macário descobriu que Gustavinho abandonou a faculdade e está casado. Macário pede ajuda ao vigário para enfrentar Boanerges. Zuca e Bina chegam à fazenda. Zuca adora ficar no quarto que o noivo ficou. Macário pede que Belinha se retire da sala quando ele resolve conversar com Boanerges e Emerenciana. Boanerges explode ao saber do casamento de Gustavinho e quer saber por que ele continuou escrevendo para Belinha. Boanerges exige as cartas para Belinha. Emerenciana tenta impedir, mas Boanerges quer lê-las todas junto com Macário. Boanerges lê as cartas.
Emerenciana não consegue segurar o seu estado tenso. Boanerges lê uma das cartas escritas por Neco e quer explicações. Macário fala que Xexéu escrevia as cartas, mas não reconhece a letra dele em muitas. Neco avisa Justino que vai procurar Boanerges no dia seguinte. Justino finca pé que não vai apoiar o seu inimigo. Pepa intercede a favor da conciliação. Boanerges pressiona Emerenciana e manda chamar Belinha. Belinha finge não saber de nada. Boanerges pressiona e Emerenciana acaba confessando que as cartas são de Neco. Macário fica indignado. Emerenciana defende Neco e garante que ele só não está casado com Belinha por causa das brigas do marido com Justino. Macário grita que foi feito de palhaço por Belinha e é expulso da casa pelo coronel. Emerenciana e Belinha aguardam a explosão, mas Boanerges ri lembrando que Macário virou carteiro. Belinha teme que Macário faça algo contra Neco e se lembra do sonho. Tobias fica sabendo da doença de Zuca e vai à fazenda. Boanerges se preocupa de Felício vender o sítio para Justino, mas Tobias garante que não vai deixar. Tina pede que Mariquinha fale com Tobias sobre a criança, mas ela se recusa. Tobias quer voltar com Zuca. Ela garante que sempre será ligada a Luís, que vai morrer e pede que ele volte com Mariquinha. Ele promete voltar, mas antes vai buscar Luís onde ele estiver. Tobias diz a Boanerges que Zuca está morrendo de amor e pede que ele escreva para Luís.
Boanerges diz que Bina e Zé não querem que o primo apareça. Tobias fala das alianças que Zuca usa e Boanerges se preocupa. Zuca se recusa a comer a gemada que a mãe prepara. Emerenciana pede que Boanerges converse com o médico. Luís fala para Edmundo que está se entrosando com o trabalho no escritório do pai, mas continua sonhando com Zuca. Teles diz a Boanerges que Zuca sofre de mal de amor e que ele deve escrever para Luís. Xexéu, muito nervoso, conta a Neco que Macário descobriu tudo. Chico Bento e o Vigário pedem ajuda a Boanerges para conter Macário, que está indo ao escritório do prefeito atrás de Xexéu. O coronel diz que nada fará. Macário chuta a porta do prefeito. O delegado manda que ele se acalme, guarde a arma e leva-o para a delegacia. Ritinha reclama do excesso de trabalho. Zé pede que Chico receba o trem. Tina pede que Mariquinha perdoe Tobias. Zuca fala para Bina que não quer mais viver. Ruth ouve Luís marcando uma passagem. Bina confessa para Emerenciana que queimou as cartas de Luís e pede que a comadre consiga trazer o amor da filha de volta.