Pequetita fala para Edmundo ir com Joaquim visitar Luís o quanto antes. Chico fala com Tobias que Zuca está na fazenda de Boanerges cuidando de Luís. Zuca fala para Emerenciana que não retorna mais para a sua residência enquanto Luís permanecer ali. Ritinha fica sabendo que seus pretendentes a estavam ignorando para fazê-la se decidir. Luís fala para Tobias que está indo embora e vai deixar Zuca livre para fazer o que quiser. Emerenciana nota que Tobias ainda não esqueceu Zuca. Tobias garante a Tomé que só sentiu pena de Zuca, mas ele não acredita. Luís tenta fazer com que Zuca fique bem longe dele, embora sofra muito com isso. Zuca fala para Emerenciana que Luís não está respeitando seu sofrimento. Mariquinha fica sabendo que Tobias foi na fazenda e se zanga com isso. Bina pergunta a Zé o que vai ser de Zuca depois que Luís for embora. Zuca garante a Chico que vai morrer caso Luis não retorne. Joaquim e Edmundo chegam. Tina se abala quando escuta Tobias afirmar que gostaria de não ter se casado com Mariquinha, para ficar desempedido para Zuca. Luís fala para Zuca que está chegando o seu fim. Joaquim escuta a tudo.
Luís se espanta ao observar Joaquim e Edmundo. Edmundo fala para Luís que ele tem chance de se curar, mas terá que se cuidar bastante. Luís garante para Edmundo que o que mais quer na vida é ficar bom para poder se casar com Zuca. Joaquim diz para Emerenciana que culpa Zuca pela doença de Luís, mas ela garante que Zuca sempre fez questão de que Luís se cuidasse. Edmundo diz a Joaquim que quer levar Luís para o Rio para fazer exames mais detalhados. Zuca vai para o quarto de Luís sem que ninguém veja e passa a noite com ele. Boanerges leva Luís, Edmundo e Joaquim com seu veículo até a estação. Zuca vai atrás do automóvel e manda um último beijo para Luís. Maria dá para Zuca a aliança de noivado que Luís esqueceu. Enão ela coloca no dedo junto com a sua, como se fosse uma viúva. Zuca retorna para a sua residência casa e fala para Bina que não quer mais tocar no assunto de Luís. Nastácio fala com Tobias que a despedida de Luís e Zuca foi muito triste. Tobias fala para Mariquinha que ela não precisa ter ciúmes dele e eles acabam fazendo as pazes. Edmundo diz para Joaquim que eles mandem Luís para sua casa de campo em Petrópolis. Pequetita se oferece para servir de enfermeira de Luís. Zuca via às lágrimas pensando em Luís. Pequetita garante a Luís que tudo vai acabar bem.
Boanerges treina sua ultima fala um pouco antes da eleição. Neco incita os caboclos a invadirem o comício de Boanerges e ele não consegue terminar seu discurso. Luís descansa em Petrópolis, aos cuidados de Pequetita. Boanerges perde a eleição para Neco. Belinha dá as costas para Neco, que fica chateado com o desprezo dela apesar de sua vitória. Bina percebe que Zuca está estranha e acha que ela está ficando doente. Boanerges fala para Emerenciana que não quer encontrar Justino, pois não ia aguentar a cara de felicidade dele.
Justino vibra com a vitória de Neco com os caboclos. Xexéu deixa bem claro para Macário que vai passar para o lado de Justino novamente. Nastácio revela que votou em Neco e Boanerges o manda embora da fazenda. Belinha garante para Ritinha que está com ódio de Neco. Neco convida seus aliados para ir cumprimentar Boanerges por ele ter perdido a eleição com dignidade. Emerenciana fala para Boanerges que é melhor que ele tenha saído da política, para poder levar uma vida mais sossegada. Boanerges não se conforma em ter perdido para Neco. Boanerges agradece o gesto de Neco, mas pede que ele se retire de sua propriedade. Neco vai embora, mas antes lança um longo olhar para Belinha. Belinha fica muito contente com o gesto de Neco e acha que ele voltou a ser o mesmo. Ritinha fala para Belinha que ela não pode mais sonhar com Neco, pois está noiva de outra pessoa. Emerenciana pede que Boanerges deixe Nastácio ficar na fazenda, mas ele não muda de ideia de jeito nenhum. Um caboclo chamado Desidério provoca Tobias e admite que bateu em Felício. Tomé discute com ele, acaba sendo acertado por um disparo e vem a falecer.
Pequetita fala para Luís que ele está melhorando, mas ele não acredita. Luís é informada do falecimento de Tomé no jornal e se chateia. O delegado leva preso Desidério e tenta fazer com que ele diga quem mandou que ele atacasse Felício. Desidério garante que falou aquilo só porque estava bêbado. Tobias se sente muito culpado, pois acha que ele é quem deveria ter brigado com Desidério. Xexéu confessa para Neco que foi ele quem escreveu todas as cartas de Gustavo para Belinha. Zuca espera por qualquer notícia de Luís. Zé mostra para Bina que Luís mandou uma carta para Zuca. Bina coloca fogo na carta.
Zuca fala para Bina que vai morrer se não tiver nem a esperança de rever Luís. Zé diz para Bina que Zuca tem o direito de saber que Luís lhe mandou uma carta, mas Bina garante que é melhor que ela o esqueça de uma vez. Chico escuta tudo, mas resolve não falar para Zuca. Emerenciana confecciona uma carta de Gustavo a Belinha, mas ela não quer nem ler. Neco torce para que Belinha leia logo a carta que ela pensa ser de Gustavo. Justino se recusa a fazer as pazes com Mariquinha, pois acha que ela cometeu um erro ao se casar com Tobias. Tobias fala para Tina que gostaria de não estar casado com Mariquinha, para poder ficar com Zuca. Mariquinha ouve e vai embora da casa de Tobias. Pepa leva Mariquinha para a residência de Justino. Emerenciana começa a ler a carta de Gustavo para Belinha. Belinha vê que a carta é de Neco e fica repleta. Justino diz a Pepa que não vai admitir que Mariquinha viva debaixo de seu teto, deixando-a furiosa. Tobias decide ir atrás de Zuca. Justino pede para conversar com Mariquinha.