Belinha quer levar um recado para Neco, mas desiste por temer que Boanerges a veja. Zuca marca seu casamento com Tobias e diz a Bina que nunca vai esquecer Luís. Tomé percebe que dois homens estão observando o sítio de Felício e fala para Tina não sair sozinha. Tina fica feliz com a preocupação de Tomé. Zaqueu conta para Boanerges que muitos gostariam que Neco se candidatasse a prefeito. Bina garante a Zé que o casamento de Zuca vai ser um desastre se ela não esquecer Luís. Neco vê que Justino realmente não se importa com os eleitores e começa a se arrepender de ter lançado sua candidatura. Boanerges descobre que Belinha já voltou para casa e resolve provocá-la. Zuca reza para esquecer Luís. Boanerges manda Belinha sair de seu esconderijo, surpreendendo Emerenciana e a filha.
Boanerges fica furioso e diz que Belinha está proibida de sair do quarto. Emerenciana consegue fazer as pazes com Boanerges e garante que não vai mais esconder nada do marido. Maria percebe que Luís está cada vez mais abatido. Belinha se irrita por ter que continuar presa no quarto. Luís manda Neco tomar cuidado com Boanerges. Generosa descobre manchas no corpo de Felício. Tomé percebe novamente que está sendo observado e acha que são capangas de Justino. Mariquinha aceita conhecer o pretendente que Justino arrumou para ela. Emerenciana deixa que Belinha passeie no jardim. Justino avisa a seus capangas que vai esperar Felício morrer para dar um jeito em Tobias. Bina tenta, em vão, animar Zuca para o casamento. Neco mostra a Luís a miséria em que vivem alguns habitantes da região. Dr. Teles revela a Tobias que alguém bateu. Neco vai até a fazenda de Boanerges para falar com Belinha. Emerenciana vê Neco.
Emerenciana manda Neco ir embora, mas ele diz que só vai depois de conversar com Belinha. Luís fala para Neco que ele está deixando Emerenciana nervosa demais. Neco decide desistir. Tobias se desespera ao saber que Felício foi atacado. O Vigário conta para Boanerges que muita gente está pensando em votar em Justino. Luís confessa para Emerenciana que se tornou amigo de Neco. Boanerges fica furioso ao descobrir que Felício sofreu uma tocaia. Tomé diz a Mariquinha que desconfia que alguns capangas de Justino estavam nas terras de Felício, deixando-a preocupada. Luís decide pedir que Zuca não se case com Tobias. Boanerges acha que Justino mandou alguém bater em Felício, mas o Vigário pede que ele tenha calma antes de tomar qualquer atitude. Belinha decide enviar uma mensagem para Neco fingindo que está terminando com ele. Emerenciana intercepta a carta.
Emerenciana lê a mensagem e acha que Belinha está mesmo terminando seu relacionamento com Neco. Nastácio confessa a Luís que está apaixonado por Ritinha. Neco não se conforma com a carta de Belinha. Tobias torce para que Felício consiga dizer quem o machucou, mas ele está fraco demais para falar. Justino tenta visitar Felício e Boanerges o expulsa. Tina diz a Tomé que iria embora com ele, mas o peão fala que jamais a faria feliz. Tomé descobre que alguém bateu em Felício. Emerenciana conta para Boanerges que Belinha terminou seu namoro. Boanerges diz a Emerenciana que vai deixar que Tobias mate Justino caso fique provado que foi ele quem mandou baterem em Felício. Emerenciana e Boanerges se preocupam com a saúde de Luís. Neco descobre que a venda de Zaqueu pertence a seu pai. Justino garante a Neco e Mariquinha que não mandou bater em Felício. Luís decide ir embora.
Neco e Mariquinha desconfiam de Justino. Luís diz a Boanerges que vai embora porque não quer vê-lo brigar com Justino. Belinha garante a Emerenciana que está tudo terminado entre ela e Neco. Boanerges tenta dissuadir Luís, em vão. Tomé pede que Tobias tenha calma e garante que o culpado pelo estado de seu pai não vai ficar sem castigo. Luís se despede de todos. Belinha se apavora ao pensar que seu pai pode ajudar a matar Justino. Luís vai até o hotel de Zé e cruza com Zuca, que sai correndo. Luís fica muito perturbado. Bina diz a Zuca que Luís está indo embora. Zuca pede a Bina para se despedir de Luís. Ela concorda, desde que seja na frente de todos. Emerenciana se preocupa com Boanerges. Justino fala para Neco que talvez Boanerges tenha batido em Felício, para incriminá-lo. Zuca e Luís se beijam. Tobias avisa a Zuca que vai se vingar de quem bateu em seu pai. Luís pede para conversar com Tobias.
Luís pede que Tobias não estrague sua vida se vingando de Justino. Tobias fica perturbado. Zuca agradece a Luís por sua preocupação. Neco pede a Justino que o deixe tomar conta da venda de Zaqueu. Tobias diz a Zuca que vai seguir o conselho de Luís. Neco anuncia para os caboclos que a venda agora lhe pertence. Zuca sugere que Tobias convide Luís para ser seu padrinho de casamento. Neco decide vender os produtos da venda a preço de custo. Luís aceita o convite. Boanerges proíbe seus empregados de comprar na venda de Justino. Emerenciana se espanta ao saber que Luís vai ser padrinho de casamento de Zuca. Luís fica muito feliz ao saber que Joaquim pediu Pequetita em casamento. Emerenciana percebe que Luís não está mais cuidando de sua saúde. Boanerges tenta fazer com que Felício lhe diga quem o atacou, mas descobre que ele não quer ser vingado. Macário diz a Boanerges que não vai impedir seus empregados de comprar na venda de Neco.