Luís fica incomodado ao ver o quanto Tobias está magoado. Neco pergunta se Tomé quer voltar a trabalhar para seu pai, mas ele recusa. Emerenciana pede que Luís explique a Zuca que eles dois são diferentes demais. Bina teme pelo destino de Zuca. Tobias diz a Mariquinha que seu noivado com Zuca acabou e dá um beijo nela. Mariquinha percebe que Tobias está só querendo se consolar e vai embora muito perturbada.
Tobias se arrepende do que fez. Emerenciana diz a Zuca que ela vai se magoar se continuar sonhando com Luís. O advogado vê Zuca chorando, mas ela se recusa a falar com ele. Zaqueu avisa a Neco que Tobias pode estar usando Mariquinha para se vingar de Justino. Tobias conta a Tomé que beijou Mariquinha. Ela confessa a Neco o que aconteceu e ele fica cego de ódio.
Neco não conta a Justino que Tobias beijou Mariquinha. Tomé manda Tobias se afastar de Mariquinha. Emerenciana pede que Luís deixe Zuca em paz. O advogado se declara para a cabocla. Tina diz para Tobias que Zuca não gosta dele, deixando-o furioso. Ritinha garante a Zuca que Luís nunca vai amá-la tanto quanto Tobias. Emerenciana pede que a cabocla siga sua cabeça e não seu coração. Boanerges volta de viagem e descobre que Emerenciana passou mal em sua ausência.
Neco aconselha Mariquinha a se fazer de difícil para Tobias. Luís diz que quer conversar com Tobias, mas Zuca pede que ele espere. Ritinha vê Luís e Zuca se beijando. Tomé conta para Tina que vai partir em busca de Rosa. Tina finge que não se importa. Ritinha manda Zuca tomar cuidado com Luís. Mariquinha começa a dar aulas para os adultos. Tobias ouve Neco insultando Boanerges e o desafia para uma briga.
Tomé revela as intenções de Tobias a Luís. Neco conversa com os caboclos, que gostam cada vez mais dele. Zuca diz a Luís que sabe que ele não pode se casar com ela, mas ele garante que está apaixonado. Tina dá um beijo no rosto de Tomé, deixando-o perturbado. Justino encontra Boanerges, mas decide não enfrentá-lo. Tobias tenta conversar com Zuca, mas ela se recusa.
Tina diz a Generosa que Tobias vai fazer uma bobagem por causa de Zuca. Boanerges se recusa a contar para Emerenciana onde Belinha está. Tobias tenta fazer Zuca dizer de quem ela está gostando, mas Luís chega na hora. O coronel pede para conversar com Zuca, Tobias e Luís juntos. Ele quer que Zuca diga na frente deles todos se ela está apaixonada por outro homem.
Zuca diz a Boanerges que não está apaixonada por ninguém. Os empregados de Boanerges compram fiado na venda de Zaqueu utilizando a conta de Justino. Boanerges manda Zuca de volta para a casa de seus pais, deixando-a furiosa. Luís e Zuca se beijam. Zuca diz para Bina que nunca mais vai voltar à casa de Boanerges. O coronel convida Tomé para trabalhar para ele de novo. Neco diz a Mariquinha que pretende ganhar o respeito de Boanerges.
Emerenciana garante ao marido que ele não vai conseguir separar Belinha e Neco. Mariquinha diz a Tobias que Zuca não merece seu sofrimento dele. Boanerges diz a Zaqueu que seus empregados não precisam de Justino para comprar fiado. Luís confessa a Boanerges que está apaixonado por Zuca. Boanerges percebe que Justino está conseguindo conquistar os caboclos. Neco garante ao pai que sua estratégia está dando certo.
Mariquinha promete a si mesma que só vai ficar com Tobias no dia em que ele a amar. Neco diz a Luís que está querendo conscientizar o povo de seus direitos. Luís aconselha Boanerges a se aliar a Neco, mas ele se recusa. Tina diz que Rosa deve estar morta, deixando Generosa desesperada. Zé garante a Bina que vai tomar satisfações com Luís quando o vir.
Emerenciana teme o que vai acontecer quando Tobias descobrir que Zuca está envolvida com outro. Luís e Boanerges levam Felício para lavrar a escritura de suas terras. Justino pega a escritura com Xexéu e avisa que ele mesmo vai dá-la a Felício. Edmundo revela a Joaquim que Pequetita apaixonou-se por ele. Justino aparece na casa de Boanerges ao lado de Xexéu, para surpresa de todos.
Justino entrega a escritura a Felício e o parabeniza. Macário avisa a Boanerges que Justino e Neco estão ganhando poder. Pequetita conta para Joaquim que encontrou o homem de seus sonhos, mas ele não a ama. Joaquim fica perturbado, mas não fala nada. Tomé se despede de Tina e sai para procurar Rosa. Emerenciana diz para Boanerges que teme que Zuca tenha feito alguma besteira com Luís. O advogado garante a Boanerges que não desrespeitou Zuca.
Zaqueu afirma para Tina que Tomé é um bobo por preferir Rosa a ela. Boanerges ouve Neco dizendo aos caboclos que ele e Justino transformaram as eleições numa briga pessoal e que isso é ruim para o povo. Tina garante a Generosa que torce para que Tomé encontre Rosa. Generosa sente pena de Tina. Neco diz para os caboclos que Boanerges nunca fez muitas melhorias na região. O coronel fica furioso, mas acha melhor não interferir na conversa. Emerenciana se preocupa ao ver a raiva de Boanerges.