Belinha fala para Emerenciana que discutiu com Neco. Mariquinha diz para Neco que ele necessita conquistar Boanerges se quiser realmente se unir a Belinha. Nastácio fica com dó de Tobias depois de escutar ele falando bem de Luís. Bina não entende por que Zuca disse que não sabe mais se gosta de Tobias. Boanerges resolve dar início o pagamento de seus empregados em dinheiro. Tobias desconfia que Zuca está um pouco diferente com a pessoa dele. Bina fala para Tobias que Zuca não sabe mais se quer se casar. Zuca, sem reação, diz para Tobias que só se casará com ele se sua família ganhar a causa das terras. Justino garante para Macário que Neco tem novidades de Gustavo, o seu filho. Belinha fala para Ritinha que sua história com Neco não tem como dar certo. Tobias afirma a Tomé que morreria se Zuca o deixasse. Boanerges tem medo que Luís e Zuca tenham feito alguma bobagem. Zuca fala para Bina que vai se casar com Tobias, mas nunca vai ser feliz completamente.
Justino fala que Neco fale bem de Gustavo para Macário. Neco se nega. Nastácio fala com Ritinha que Zuca encontrou uma desculpa esfarrapada para cancelar o seu casamento com Tobias. Ritinha fica sem reação. Mariquinha fica assustada quando é informada que Tomé ainda espera que Rosa volte. Tobias pede que Luís apresse a questão das terras para que ele possa se casar logo com Zuca. Mariquinha fala com Tomé que não gostaria que Tobias lhe odiasse. Luís pede que Boanerges o leve até a cidade para ele ver como anda o processo. Boanerges acusa Emerenciana de estar pensando mal de Luís. Generosa dá um soco em Tina quando ela fala mal de Rosa. Nervosa, Tina garante que vai embora de sua residência. Bina questiona Zuca se ela gosta de outra pessoa, deixando-a muito fora de sí. Macário vai à fazenda de Justino para falar com Neco. Boanerges fica sabendo que Macário não quer mais testemunhar a favor de Felício. Neco se esconde para não ter que dialogar com Macário.
Neco vê Nastácio e questiona por Belinha. Macário vai embora muito chateado por não ter visto Neco. Bina fala para Zé que Zuca deve estar gostando de outro moço, mas ele não acredita. Nastácio conta para Ritinha que Neco perguntou por Belinha. Bina pergunta para Boanerges se aconteceu algo com Zuca na fazenda que possa ter feito com que ela perdesse o interesse por Tobias. Boanerges responde que não. Luís fala para Emerenciana que quer voltar para o Rio de Janeiro assim que o processo de Felício acabar.
Joaquim não tem coragem de falar toda a verdade a Pequetita. Então, diz que Luís concordou com o casamento. Pequetita fica eufórica e dá um beijo em Joaquim. Boanerges dá dinheiro para os seus empregados. Neco fica contente ao saber da atitude de Boanerges. Macário afirma para Xexéu que está pensando em depor a favor de Felício.
Xexéu oferece um dinheiro para Macário, deixando-o muito bravo. Luís pede para Boanerges ir junto com ele até a cidade, para agilizar o processo na justiça. Bina pergunta para filha se há outro homem em sua vida além de Tobias. Zuca responde que não. Mariquinha corta caminho pelas terras de Felício e acaba vendo Tina. Tina quer que a professora saia o quanto antes de suas terras. Boanerges cruza com Macário no meio da estrada e estranha o amigo tê-lo ignorado. Macário vai à fazenda de Justino para falar com Neco. Justino manda chamar Neco, mas ninguém sabe onde ele se encontra. Boanerges fica sabendo que Macário não quer mais testemunhar a favor de Felício. Neco se esconde para não ter que conversar com Macário. Macário dá uma surra em Xexéu.
Boanerges fica muito impressionado ao ver a felicidade de seus empregados com o pagamento em dinheiro. Belinha fica muito contente ao ficar sabendo que seu pai concordou com a idéia de Neco. Os caboclos combinam de gastar seu dinheiro em Vila da Mata. Justino fala para Neco que os caboclos que receberam em dinheiro vão querer ir embora da região. Nastácio fala para Luís que Tobias não pode desconfiar que Zuca gosta dele. Macário resolve acusar Xexéu e Justino de alterarem o registro cartorário. Bina nota que Zuca está gostando de Luís e a manda parar de sonhar com ele. Os empregados de Justino pedem para receber em dinheiro, mas ele se recusa a atender a reivindicação. Luís fica muito preocupado ao saber que Xexéu prestou queixa contra Macário. Justino fala para Xexéu retirar a sua queixa. Joaquim resolve ir visitar Luís e levar junto Pequetita. Zuca fica muito infeliz ao saber que a noiva de Luís vai chegar.