Justino se zanga depois de ficar sabendo que as crianças só retornaram para a escola por causa de Boanerges. Boanerges manda que Neco fica longe de Belinha, mas ele responde que a ama muito. Todos ficam sem reação com a coragem de Neco. Boanerges insiste que Belinha está com outro homem. Belinha garante que ama Neco. Zuca faz jogo com Luís. Boanerges fala para Belinha que ela vai se casar com o filho de Macário, o que a deixa muito apavorada. Pequetita se chateia com a falta de informação de Luís, mas Joaquim garante que ele vai lhe escrever. Xexéu aconselha Justino a contratar um bom advogado. Mariquinha repreende Neco por ter enfrentado Boanerges. Xexéu tenta ficar sabendo se Luís tem experiência no ramo da advocacia. Emerenciana acha muito estranho o interesse dele e desconfia. Bina tem um mau pressentimento em relação a Zuca. Zuca se preocupa, quando Luís fica tempo demais exposto ao sol e começa a passar mal.
Boanerges e Emerenciana mandam Luís ir descansar um pouco. Luís garante a Zuca que ele está bem. Emerenciana vê Zuca saindo do quarto de Luís. Boanerges manda que Ritinha e Nastácio não ajudem mais Belinha a se encontrar com Neco. Justino não consegue contratar um advogado para ele. Luís escuta Tobias falando de Zuca e se sente muita culpa. Neco deixa um bilhete para Belinha num local combinado. Luís fala para Boanerges que é um erro obrigar Belinha a se casar com alguém que ela não ama. Boanerges fica contrariado. Luís informa que a família de Felício já pode voltar para suas terras. Zuca abraça Luís muito grata. Emerenciana vê e manda Luís fica bem longe de Zuca. Justino fica furioso ao saber que vai ter que deixar Felício ocupar as terras. Edmundo fala para Joaquim que Pequetita seria a mulher ideal para ele e não para Luís. Emerenciana encontra a carta que Neco mandou para Belinha e resolve ler a que ela ia mandar em resposta. Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas nas mãos de Boanerges.
Justino fala para o padre que vai acatar a decisão do juiz, temporariamente. Macário garante para Boanerges que ficaria muito contente se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O Pároco fala para Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se ele for por amor verdadeiro. Belinha conta para o padre que gosta de Neco, o que o deixa sem reação. Felício e sua família voltam para suas terras. O vigário não deixa que Boanerges informe o noivado de Belinha, dizendo que ela decidiu que quer ser freira. Emerenciana fica muito brava com Belinha. Boanerges pergunta ao vigário por que ele inventou aquela mentira e ele afirma que estava pensando na felicidade de Belinha. Luís fala para Macário que Belinha na verdade está apaixonada por Neco. Zuca diz pra Luís que em breve terá que voltar para a residência e agenda um encontro com ele. Boanerges resolve dar uma lição em Belinha.
Emerenciana consegue tranquilizar Boanerges. Zuca sai a cavalo para encontrar com Luís. Neco aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Tobias encontra Zuca no caminho e a convida para passear com ele, impedindo-a de se encontrar com Luís. Zuca fica chateada, mas disfarça. Luís vê os dois juntos e acha que foi melhor assim. Neco se decepciona ao ver que Belinha não lhe mandou uma resposta. Ritinha avisa a Nastácio que ele terá que levar uma carta para Neco, e ele fica assustado.
Zuca é fria com Tobias. Nastácio entrega a carta para Tomé. Belinha acusa Emerenciana de magoá-la por só fazer o que Boanerges quer. Ritinha vê Luís e Zuca abraçados. Neco fala para Boanerges que ele não deveria pagar aos caboclos em vales e sim em dinheiro, o que o deixa irritado. Ritinha fala para Zuca que vai relatar para Tobias o que presenciou.
Ritinha fala para Zuca que todos já desconfiam que ela e Luís gostam um do outro. Tomé fala para Tobias que as idéias de Neco estão certas. Luís defende Neco, deixando Boanerges muito nervoso. Justino que mandar Neco de volta para o Rio, mas ele avisa que não vai de jeito algum. Neco fala para Justino que ele não pode expulsá-lo, pois parte daquela fazenda lhe pertence. Boanerges faz com que Belinha prometa que não vai mais falar com Neco. Zuca permite que Tobias lhe dê um beijo. Luís vê e sofre. Bina se preocupa com Zuca. Joaquim e Pequetita jantam juntos. Emerenciana fala com Boanerges que Neco é corajoso. Luís explica para Boanerges que pagar aos caboclos com vales é o mesmo que escravizá-los. Boanerges fica um pouco intrigado. Emerenciana fala para Boanerges que teme que Luís esteja virando a cabeça de Zuca. Zuca vai até o aposento de Luís.