No restaurante do povoado, Elisa e Damião estão fazendo as suas refeições quando observam Gael e Paloma entrarem. Horácio está escondido na casa azul, se lamentando pelo ocorrido com Dolores. Dolores fica apavorada porque tem medo que Horácio volte. Paloma pede para Edmundo que a permita voltar a trabalhar, ainda que o seu salário seja menor. Florência questiona Paloma sobre a sua lua de mel. Ela responde que Gael não foi capaz de esquecer Elisa. Almerinda fala para Damião que logo entrará no caixa o dinheiro que eles precisam para reerguer a processadora Arango. Damião pede para a mãe não se envolver nos assuntos relacionados a processadora, pois ele é capaz de resolver. Ramona faz uma visita para Paloma em sua residência e solicita que retorne para a sua cabana.
Paloma não aceita. Gael segue Elisa e Damião até um restaurante. Elisa fica sabendo e beija Damião para que Gael pense que eles estão tendo um caso. Paloma está muito chateada com Gael, mas Florência a aconselha a seguir lutando por seu casamento. Carmem segue todos os tramites para venda de suas terras a uma pessoa que, sem saber, está a mando de Elisa nesse negócio. Carmem recebe o cheque. Então, Elisa fica feliz por ter recuperado a casa de seus pais. Ela pede a Dolores que faça as malas, pois voltaram a viver na fazenda Bouvier. Paloma pede a Elisa que volte com Damião e se case com ele. Bráulio fala com Damião que Horácio esteve envolvido com a morte de Branca. Carmem vai viver com Ramiro na “casa azul”. Eles festejam e de repente aparece Horácio com uma arma. Eles discutem e Horácio foge. Antônia se assusta quando Horácio entra pedindo para falar com Almerinda, já que não tem dinheiro para fugir do povoado e deseja fazê-lo levando Dolores consigo. Antônia promete ajudá-lo. Antonia recomenda que Horácio não vá atrás de Almerinda, pois ela imediatamente o denunciaria a polícia.
Ramiro pretende procurar Dolores para fazer lhe mal. Carmem encontra Damião e o beija loucamente. Ele exige que ela jamais volte a fazer isso. Ramiro informa Carmem que, ao perseguir Dolores, se deu conta de que quem comprou a fazenda foi Elisa. Carmem fica muito brava furiosa e vai atrás de Elisa. Horácio se apresenta no escritório de Almerinda para pedir-lhe ajuda. Almerinda se recusa e afirma que chamará a polícia, pois ele tirou a vida de seu irmão. Horácio diz que quem matou Guadalupe foi Carmem, e foge. Damião procura Elisa na fazenda para dizer que já estão prontos os papeis para a compra das ações da processadora Arango. Henrique pede a Florência que se deem uma oportunidade. Carmem chega a fazenda Bouvier e exige que Dolores a diga onde está Elisa. Ela responde que a garota foi nadar no lago. Damião está nadando no lago, a espera de Elisa. Sem que ele perceba, alguém chega e começa a beijá-lo. Essa pessoa é Carmem. Quando percebe, Damião quer novamente que Carmem o deixe em paz e a lembra que a única coisa que desperta nele é dó. Carmem responde que jamais permitirá que ele seja feliz com Elisa. Na fazenda, Ramiro agride Dolores, mas Horácio aparece e a defende. Ramiro ameaça matar Dolores caso Horácio diga algo sobre o assassinato de Guadalupe. Horácio tenta levar Dolores com ele, mas ela resiste.
Bráulio pede que a deixe em paz, já que Dolores não o ama como acha. Horácio insiste em levar Dolores, mas ela resiste e grita, dizendo amar Bráulio. Almerinda pede a Lucio que a ajude a vingar se de Ramiro. Lucio a aconselha a pensar bem, pois ela sabe que esteve errada quanto a Estefânia e Elisa. Elisa enfrenta Carmem deixando claro que ela não deve voltar a se meter com Damião. Almerinda se lembra que as últimas palavras de Guadalupe foram para uma união entre Elisa e Damião. Ela procura a garota para lhe pedir que se case com seu filho. Gael pede a Elisa que não se associe a Damião, já que eles lutaram juntos para levantar a processadora e não é justo que Damião chegue apenas para mandar. Elisa o lembra que essa decisão não é apenas dele. Bráulio pede permissão a Elisa para ficar e dormir na fazenda por uns dias, a fim de protegê-las de Horácio. Gael pede para Elisa para que volte com ele, pois a ama e pensa em deixar Paloma. Elisa o lembra que será papai, e não pode abandonar Paloma nessa circunstância. Ramiro entrega um cheque a Almerinda para que firmem seu contrato de sociedade, mas ela o responde que jamais será seu sócio, pois só queria recuperar o que foi roubado de Paulo. Carmem pega Ramiro no momento em que ele pensa em tirar a própria vida e evita o suicídio. Ramiro fala para Carmem que eles estão na mais absoluta miséria. Elisa e Damião assinam a sociedade e pensam em se casar para tornar as processadoras familiares. Damião procura Gael para convidá-lo com Paloma para o jantar de compromisso entre ele e Elisa. Gael afirma que Damião não se casará com Elisa. Horácio agradece a Antônia por sua ajuda e deixa a fazenda Arango. Vicente leva uns calmantes a Ramiro e, quando ele adormece, rouba sua arma e vai á cabana de Ramona exigir-lhe que faça um remédio para Ramiro. A base de armações e intrigas, Carmem tenta fazer com que Gael esteja cada vez mais zangado para que evite o casamento entre Elisa e Damião. Dolores diz a Lucio que está muito preocupada, pois Elisa não sai de seu quarto há cerca de três dias.
Elisa está confusa e nervosa, pois não sabe se quer realmente se casar com Damião. Lucio pede que Elisa se case, pois tem certeza de que ela será muito realizada ao lado de Damião. Carmem vive atormentada pelos “fantasmas” das pessoas que matou e mandou matar e chora desesperada por não conseguir tirá-los de sua mente. Elisa recebe a caixa do vestido de noiva de sua mãe e um bilhete de sua tia Carmem, chamando-a para entregar lhe o vestido de noiva também. Elisa vai à casa de Carmem e ela a deixa só em seu quarto. Carmem tranca Elisa em sua casa e diz que não permitirá que ela se case com Damião. Elisa grita apavorada. Gael chega à casa e faz Carmem acreditar que fugirá com Elisa e a levará com ele a força. Elisa chora e pede que ele não o faça, já que ela ama Damião. Gael a diz que não fará nada para impedir a união entre eles. Gael e Elisa chegam à igreja. Florência e Paloma tratam dos detalhes do casamento. A cerimônia então tem início. Damião e Elisa se beijam com paixão e são declarados marido e mulher. No jardim da fazenda Arango, Carmem aparece e insulta Elisa por ter se casado com Damião. Ramona pede atenção de todos e revela que Carmem é que era amante de Rogério. Edmundo revela que Carmem se casou com Augusto já grávida. Carmem, ao ver-se desmascarada diante de todos, não sabe o que dizer.