Emanoel e Grampola se beijam. Teobaldo e Helena descobrem que o canavial está em chamas. Florência desconfia da alegria de Altiva diante do incêndio do canavial. Desesperado, Artêmio tenta controlar o fogo. Cleonice desconfia das saídas noturnas de Pitágoras e vai atrás do marido. Dorothy beija Hércules. Egydio se declara para Mirandinha, mas ela avisa que nada poderá acontecer entre eles novamente.
Sérgio Murilo se apresenta para Zenilda e conta que Dinorah salvou sua vida. Emanoel leva Grampola para casa. Teobaldo e Helena chegam ao canavial e conseguem tirar Artêmio do meio do incêndio. Altiva e Pitágoras comemoram a destruição do canavial na mansão. Ypiranga acredita que um feitiço da lua fez Scarlet atravessar as grades da cela. Dinorah acorda do desmaio e fica surpresa ao ver Sérgio Murilo. Artêmio acredita que o incêndio foi criminoso e Helena desconfia de Teobaldo.
Helena acusa Teobald ode ter interesses para impedir o funcionamento da usina. Hércules escuta Altiva e Pedro Afonso falando sobre o dinheiro que recebem de Teobaldo. Teobaldo tenta convencer Helena de sua inocência, mas ela não acredita. Os dois se enfrentam e o comerciante ameaça os sonhos de Helena. Mirandinha abre o coração e diz a Egydio que não pode arriscar sua reputação por causa de um caso. Felipe avisa a Carolaine que eles não vão conseguir voltar para casa. Helena e Artêmio se unem para garantir o futuro da usina.
Teobaldo não aceita Grampola e Emanoel tem uma crise. Teobaldo destrata Grampola e avisa que vai levá-la de volta para a casa de campo. Grampola foge. Altiva e Pedro Afonso discutem. Sérgio Murilo diz que enxerga pureza em Dinorah e diz que quer se aproximar da camélia. Sérgio Murilo avisa Zenilda que tem interesse em se casar com Dinorah. Helena avisa Artêmio que vai usar a fortuna do pai para reativar a usina.
Helena conta para Artêmio e Florência que pretende encontrar a fortuna que o pai perdeu no naufrágio. Cleonice é atacada pelo Cadeirudo. Pitágoras tenta impedir Cleonice de falar, mas ela, satisfeita, diz que foi escolhida pelo tarado. Mirandinha percebe que os mesmos homens aparecem após os ataques do Cadeirudo. Helena avisa Artêmio que pretende mergulhar e encontrar as pedras preciosas do pai no mar.
Grampola se esconde em um galinheiro. Pitágoras fica com ciúmes de Cleonice, que se recusa a contar o que o Cadeirudo fez com ela. Felipe conta para Carolaine que é virgem. Sérgio Murilo beija Dinorah. Hércules pede para acompanhar Altiva quando ela for buscar o numerário dado por Teobaldo. Egydio pede Mirandinha em casamento. Helena volta para casa e pede para conversar com Teobaldo.
Helena e Teobaldo se enfrentam, mas o comerciante oferece empréstimo para provar que não teve relação com o incêndio. Helena recusa a oferta e Teobaldo promete tirar a usina de suas mãos. Egydio cobra resposta de Mirandinha, mas ela só consegue pensar no filho desaparecido. Felipe e Carolaine voltam a cidade e assumem o namoro diante de todos. Pitágoras avisa Ypiranga que o advogado está em Greenville para soltá-lo. Mirandinha apoia namoro de Felipe e Carolaine.
Com ajuda do Padre José e de Scarlet, Ypiranga acaba aceitando o namoro dos dois. Mirandinha determina fiança e Ypiranga é solto. Ao sair da prisão, o Prefeito faz discurso inflamado contra a juíza. Priscila, consultora de moda, chega à casa de Pitágoras com novos modelitos para a primeira dama. Helena lembra dos agouros de Altiva e suspeita do envolvimento da tia no incêndio. Emanoel fica irritado por não encontrar Grampola e conta para o pai que beijou a moça. Helena pressiona Altiva.