Branca se sente vitoriosa com seu plano bem executado e diz a sua mãe que teve ajuda de Rosa. Bernardo mostra para Moleca os diamantes brutos tirados do quilombo.
Pedrinho bate com uma madeira em Belchior e foge com Maria. O comandante diz a Álvaro que vai encerrar as investigações. Miguel conta sobre a carta de Martinho e pede que o comandante averigue o fato.
Perpétua escuta berros de crianças. Pedrinho conta a André sobre os dois defuntos na casa abandonada. André sai para conferir o ocorrido e Perpétua manda uma mensagem para a polícia. Álvaro conta à Isaura o que Branca aprontou. Isaura começa a chorar.
O comandante recebe o aviso das mortes. Álvaro, Tomásia e Miguel também são avisados. Belchior chega na fazenda. Branca mostra um vidro de veneno para a mãe. Estela fica chocada. Branca resolve envenenar Isaura.
Belchior sente-se pressionado com as perguntas de Perpétua e foge. Gabriel quer ir atrás dele, mas cai da cadeira.
Isaura passa a acreditar nas palavras de Álvaro sobre o ocorrido com Branca. Diogo visita Helena. Aurora e Henrique fazem as pazes. O comandante vai até a fazenda do Coronel Sebastião.
Branca encontra Isaura na prisão e a ameaça de morte. Rosauro traz comida para Isaura. Branca o despista e coloca veneno na comida.
Isaura se contorce de dor e pede ajuda para os guardas.
Rosauro ajuda Isaura, que diz ter sido envenenada. Álvaro sente uma dor no peito. Comandante Santana conversa com o Cel. Sebastião. Rosauro pede ajuda para Isaura. Branca conta à sua mãe que envenenou Isaura.
Tomásia recebe a notícia do envenenamento de Isaura. Cel. Sebastião também recebe a notícia. O comandante Santana volta para a cadeia.
João avisa Álvaro sobre o estado de Isaura. Diogo examina Isaura e diz ao policial que precisa tirá-la de lá. O comandante proíbe. Rosauro comenta sobre a visita de uma bela moça na cadeia.
Preocupado com Isaura, Álvaro diz ter matado Leôncio. Isaura é liberta e Álvaro é preso. Rosa diz a João que Branca é a mais provável de ter envenenado Isaura. Belchior se lembra das maldades de Leôncio. Francisco procura Belchior e diz que quer saber o que ele tem de informação.
Bernardo avisa que o quilombo será atacado. Álvaro fala para o comandante que mentiu. O policial se irrita e diz que ele será condenado mesmo assim. André vai buscar o antídoto para Isaura. Belchior bate em Francisco. O comandante diz que vai incriminar Álvaro.
Rosa torce para Isaura morrer. Francisco persegue Belchior. Pedrinho chora por Isaura. Gabriel conta uma história para Pedrinho e Maria. Perpétua visita Álvaro na cadeia. O sargento encontra Francisco desmaiado e o leva para prestar depoimento.
Isaura delira após ser envenenada. André chega com o antídoto. Geraldo discute com Branca e diz que vai interná-la em um hospício.
Francisco é preso. O comandante ordena que o sargento encontre Belchior. André discute com Rosa. Isaura reage ao medicamento.
Tomásia diz à Isaura que Álvaro assumiu a culpa pelo assassinato para poder salvá-la. Isaura conta a seu pai que antes de receber a comida envenenada, Branca esteve na prisão.
Geraldo sugere que Branca fuja para longe, caso contrário, será presa. Malvina marca encontro secreto com Geraldo. Cel. Sebastião tem pressa com o casamento de Helena. Rosa avisa André que o quilombo será atacado.
Diogo diz que Isaura está curada. Henrique fica sabendo do ataque ao quilombo. Malvina chama Geraldo para sua alcova. O comandante decide ir até o quilombo. Francisco é solto.
Tomásia e Miguel pedem perdão para Álvaro. O comandante dá ordem de prisão à Branca. Rosa acorda Belchior para conversar. Bernardo e os quilombolas se armam para defender o quilombo. Belchior diz à Rosa que Álvaro não será condenado se eles falarem a verdade para o juiz.
Tomásia e Miguel falam em adotar filhos. Rosa promete fazer um escândalo no casamento de Sebastião. Gabriel consegue andar com muletas.
Branca tem uma crise de demência na frente do comandante. Estela conta à Perpétua que o filho que Branca espera é de Leôncio. O comandante diz que Álvaro será condenado à morte.
As noivas provam seus vestidos de casamento. Malvina conta a Sebastião que Geraldo a pediu em casamento. Gabriel convida Perpétua para o casamento.
Francisco encontra Belchior e ameaça matá-lo. O comandante encontra Belchior. Rosauro sai em busca de Francisco. Malvina recepciona os convidados do casamento.
O comandante pressiona Belchior para que ele diga quem matou Leôncio. Rosa chega ao casamento e enfrenta Sebastião.
Sebastião fica com medo de Gioconda desistir do casamento. Belchior é preso. Álvaro pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Belchior chora. André, João e Joaquina vão a festa de casamento avisar Isaura que Belchior foi preso.