Leôncio surta e é expulso da fazenda. Isaura recebe sua carta de alforria. Malvina se despede de todos. Leôncio implora que Malvina o leve para falar com Sebastião.
Isaura e Álvaro expulsam Francisco e Raimundo da fazenda. André e Rosa se beijam. Álvaro dá a liberdade a todos os escravos da fazenda.
Malvina chega na fazenda de Sebastião acompanhada por Leôncio. Sebastião fica surpreso com a chegada de Leôncio. Todos comemoram a liberdade de Isaura.
PublicidadeFechar anúncio
Henrique tenta bater em Leôncio, mas é impedido pelo pai. Malvina pede para Sebastião ajudar Leôncio. Sebastião dá uma mísera mesada a Leôncio.
Os quilombolas chegam na fazenda, mas João é informado que os escravos, inclusive Isaura, ganharam a liberdade.
Belchior leva o convite para o sarau de Isaura para Perpétua, Gioconda e Gabriel. Leôncio vai ao bordel. Sebastião, Henrique, Helena e Aurora se arrumam para o sarau.
Malvina decide ir à festa comemorar. Leôncio diz a Serafina que quer seus serviços de graça. Branca se irrita com a liberdade de Isaura e ameaça matá-la. Todos festejam a liberdade de Isaura, menos Rosa, que está triste, e Belchior, que fica bêbado.
Leôncio conta a Francisco e Martinho que planeja matar Álvaro e sequestrar Isaura.
Álvaro e Isaura recebem amigos e familiares na fazenda para celebrarem a liberdade dos escravos e a união do casal. Rosa fica brava por continuar escrava e Isaura ter conseguido sua carta de alforria.
Gioconda sente ciúmes do Cel. Sebastião com Perpétua. Leôncio pede a arma de Francisco emprestada.
Branca decide ir ao sarau de Isaura para dizer que está grávida de Álvaro. Isaura se emociona ao tocar piano para os convidados.
Rosa diz a Belchior que vai tentar conquistar Álvaro. Helena sente saudades de Diogo.
Geraldo comunica que será o advogado de Malvina na separação judicial dela com Leôncio.
Rosa se enfurece por ainda ser escrava e deseja a morte do próprio pai. Cel. Sebastião passa mal depois de ouvir os desaforos de Rosa.
PublicidadeFechar anúncio
Henrique sente ciúmes de Aurora com Álvaro. Belchior pede conselhos ao Cel. Sebastião para conseguir conquistar mulheres. Tomásia teme que Leôncio apronte algo.
Francisco vende sua arma para Leôncio. Tomásia e Isaura falam de seus sofrimentos. Tomásia diz a ela que sua vingança estará completa quando Leôncio estiver atrás das grades ou morto.
Belchior pensa nas mulheres que nunca teve ao longo da vida. Isaura sugere à Tomásia que ela adote uma criança, já que não pode mais engravidar.
Leôncio encontra Flor-de-Lis e lhe agride. Ela se revolta e encosta uma garrafa quebrada no pescoço dele. O sargento pede que ela abaixe a garrafa. Serafina sobe com Leôncio para sua alcova. Aurora toca piano na festa de Isaura.
Álvaro se despede de Isaura para voltar a casa da Condessa. Tomásia elogia a festa de Isaura.
Tomásia insiste que Bernardo e Moleca estejam em seu casamento. Eles aceitam o pedido. Branca jura para sua mãe que Álvaro e Isaura não ficarão juntos se depender dela.
Geraldo diz a Malvina que ela é o amor de sua vida, mas a sinhá pede paciência. Flor-de-Lis e o sargento se beijam após uma conversa.
Antes de se deitar, Isaura agradece com uma prece o seu dia. Leôncio entra no quarto onde Isaura dorme e lhe coloca uma faca no pescoço.
Cel. Sebastião fica curioso com as intenções de Geraldo com Malvina. Leôncio beija e se deita ao lado de Isaura. Ela acorda do pesadelo, vai até a janela e verifica a tranca.
Diogo visita Helena. Isaura conta sobre o pesadelo para seu pai. Na saída do bordel, Leôncio se nega a pagar Serafina. As florzinhas da casa se armam de canivetes. Leôncio se assusta.
Com medo de levar uma facada, Leôncio paga Serafina e vai embora. Joaquina chega para visitar Isaura. Tomásia pergunta a sua mãe sobre seu casamento com o Cel Sebastião. Gioconda faz cara de mistério.
Serafina descobre que suas joias e dinheiro foram roubados. Ela decide ir à delegacia. Leôncio cava um buraco para esconder as joias de Serafina. Helena quer contar a verdade sobre o assassinato, mas Diogo não deixa.
Isaura entrega a carta de alforria de Joaquina. Pedrinho reencontra Isaura.
Serafina diz ao sargento que fechará seu bordel até que achem suas joias. O sargento diz a ela que precisa procurar por Leôncio e Diogo. Gioconda aceita se casar, mas impõe algumas condições.
Geraldo escreve a carta de separação de Malvina. Diogo e Helena conversam sobre a situação deles.