Geraldo conta para Isaura que Álvaro está morto. A escrava entra em desespero.
Sebastião fica irritado com Rosa. O escravo Tibério encontra Álvaro na mata.
Sebastião castiga Rosa e a manda para a fazenda de Malvina. Henrique discute outra vez com Flor-de-Lis. Malvina convence Aurora do amor que Henrique sente pela prima.
Álvaro mostra a Tibério que foi salvo por uma medalha no bolso. Dr. Paulo diz a Serafina que vai matar Diogo.
Branca foge e viaja para Campos. Isaura se esconde na pensão de Bernardo.
Leôncio chega a fazenda de Tomásia.
Leôncio diz ao Sargento que Álvaro foi morto por um tiro dado por Miguel e não dele. Tibério leva Álvaro para o quilombo pelo meio da mata.
Malvina fala para Belchior que seu pai a obrigou levar Rosa para dentro de sua casa. Bernardo esconde Isaura em sua pensão.
O Sargento diz que o corpo de Álvaro não foi encontrado na mata. Leôncio fica bravo. Serafina vai até a casa do Coronel Sebastião lhe contar que Helena corre perigo. O Dr. Paulo quer se vingar dela e de seu amante. Dr. Paulo chega no esconderijo de Diogo e Helena e começa a confessar seus crimes.
Cel. Sebastião manda atiradores para proteger sua filha. Helena, com medo de perder Diogo, passa uma faca no pescoço do Dr. Paulo, que morre. Helena e Diogo fogem.
Leôncio conta à Malvina que Álvaro morreu. Malvina sente medo de seu marido. Rosa encontra Belchior perto da escada ouvindo os berros de Malvina.
Perpétua recebe um aviso de que seu filho morreu. Isaura chora pela morte de seu amado.
Isaura conversa com Moleca. Tomásia acredita que pode confiar em Geraldo para levar Isaura para o exterior.
Geraldo quer se vingar de Leôncio. Malvina se lamenta para Belchior. Leôncio sonha com Isaura.
Gabriel escreve uma carta para Aurora. Gioconda se preocupa com esse novo amor de seu filho.
Helena e Diogo chegam na casa do Coronel e contam sobre a morte do Dr. Paulo. Diogo se despede, mas pede para que Helena diga que ele é o responsável pelo o ocorrido.
Ao amanhecer, Álvaro e Tibério voltam a caminhar em direção ao quilombo.
O Sargento diz a Geraldo que não achou o corpo de Álvaro. Isaura não quer fugir enquanto não achar Álvaro.
Branca chega em Campos e fica sabendo da morte de Álvaro.
A morte do Dr. Paulo cai nos ouvidos do Sargento.
Cel. Sebastião e Helena são interrogados pelo assassinato.
Leôncio descobre que Isaura está na pensão.
Leôncio sai em direção a pensão de Goytacazes para capturar Isaura. Helena diz ao Sargento que Diogo matou o Dr. Paulo para protegê-la. Diogo chega na tribo de Areski.
Álvaro encontra o quilombo onde é recebido por João e Joaquina. Bernardo se desespera ao ver sua pensão cercada. Álvaro conta a João o que lhe aconteceu.
Moleca esconde Isaura e André em um quarto falso atrás de um armário. Malvina decide ficar em casa para ajudar Isaura quando ela for capturada.
André teme morrer. Álvaro consegue um cavalo para voltar para Campos. Martinho mostra para o Sargento a carta do juiz liberando a entrada deles na pensão.
Branca e Estela vão até a casa da Condessa procurar por Geraldo. Estela diz à Tomásia que há um tumulto em frente a pensão. Miguel decide ir até sua filha.
Leôncio entra na pensão e diz saber exatamente onde Isaura se escondeu. André segura uma arma para defendê-los.